Voltar para lista de notícias

Programa de Desenvolvimento Paralímpico, criado pelo Governo de SP, já capacitou mais de 350 pessoas na região da Baixada Santista

Iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes capacitou alunos e profissionais de educação física em modalidades paralímpicas, voltadas a pessoas com deficiência

junho - 2023

O Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, já certificou 358 pessoas na região da Baixada Santista. O curso é destinado a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. O projeto gratuito visa fomentar o esporte paralímpico de base.

Na Baixada, a ação esteve em quatro municípios, formando 190 participantes em Praia Grande, 84 em São Vicente, 58 em Santos e 26 no Guarujá. Durante a realização, os alunos receberam a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico apresenta a importância do esporte para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e quando profissionais da educação física estão dispostos a se inserir nesse meio, eles criam um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todos”, destaca a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 4,3 mil participantes em mais de 50 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 39 cidades.