Voltar para lista de notícias

Programa de Desenvolvimento Paralímpico inicia capacitação em Jacareí com recorde de inscritos

No total, mais de 200 professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas estão inscritos no programa do Governo de SP

julho - 2023

professora segura bola de goalball com uma das mãos, mostrando para alunos como fazer, ao fundo, banner do programa ParalímpicoNesta terça-feira (25), o Governo de São Paulo deu início ao Programa de Desenvolvimento Paralímpico no município de Jacareí, uma iniciativa das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. A cidade bateu recorde de inscritos: são 200 professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas participando da capacitação, que acontece até 28 de julho. Esse é o maior número de inscritos em um município desde o início do programa, em 2021.

O projeto gratuito visa fomentar o esporte paralímpico de base e oferece, durante os quatro dias de atuação no município, capacitação técnica teórica e prática em oito modalidades paralímpicas: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

“Jacareí quebrou o recorde de inscritos e isso nos orgulha muito. Nosso curso foi pensado para o professor que está na escola, buscando dar visibilidade para o esporte paralímpico. Contamos com vocês para que o Brasil continue uma potência para o esporte paralímpico”, destacou a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa, durante a cerimônia de abertura do curso na cidade.

Entre os inscritos, estão representantes de 12 municípios da região de Jacareí. As aulas acontecem no Educamais (R. Ramira Cabral, 135 – Centro – Jacareí/SP) e as inscrições podem ser feitas pelo site paralimpico.com.br e presencialmente no local das aulas até o último dia de curso, sendo que o participante será capacitado apenas nas modalidades restantes.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 4,9 mil participantes em mais de 55 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 46 cidades.