Programas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência são destinados às mais de 188 mil pessoas com deficiência na região do Vale do Paraíba
Pasta estadual já encaminhou mais de 290 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, capacitou mais de 100 mulheres com cursos de empoderamento feminino e capacitou mais de 240 profissionais em cursos de modalidades paralímpicas
Mais de 188 mil pessoas com deficiência dos 39 municípios que integram a região do Vale do Paraíba têm à disposição ações e programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como prioridade estruturar e aprimorar políticas públicas que promovam a inclusão e acesso aos direitos deste público.
“Os programas da Secretaria tem como frente principal promover uma sociedade sem capacitismo, resgatando a dignidade das pessoas com deficiência e permitindo que elas tenham todos os direitos e deveres garantidos em sua vida cotidiana”, afirma o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Carteirinha de Identificação para pessoas com TEA
O Governo de SP aderiu, em março, ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e promulgou a Lei Estadual nº 17.651/23, que garante a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todo o Estado de São Paulo, o que facilita o acesso ao atendimento integral, prioritário e humanizado dos serviços públicos estaduais.
Já foram emitidas mais de 8,3 mil carteirinhas para pessoas autistas de todo o Estado de São Paulo.
Mais informações no site: https://ciptea.sp.gov.br/
Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI)
O Vale do Paraíba dispõe de dois Polos de Empregabilidade Inclusivo (PEI) que ficam localizados no município de São José dos Campos e Lorena, além de unidades de apoio em Taubaté, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Desde 2022, mais de 290 pessoas com deficiência já foram encaminhadas a 20 empresas cadastradas.
As unidades fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo, criado em 2019, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional deste público no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos PEIs para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.
Mais informações no site: http://empregoinclusivo.sp.gov.br/
TODAS in-Rede
Mais de 100 mulheres com deficiência de 8 municípios da região do Vale do Paraíba já foram beneficiadas com o programa TODAS in-Rede, criado em 2020. Através de cursos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, o programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.
Os municípios que aderiram ao programa são Aparecida, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Jacareí, Lagoinha, Lorena e Santa Branca.
Mais informações no site: https://www.todasinrede.sp.gov.br/
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Mais de 240 profissionais já foram capacitados em cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Paralímpico na região do Vale do Paraíba. A ação fomenta o esporte paralímpico de base no Estado e capacita professores de Educação Física da rede pública e privada, entidades e clubes, em quatro dias de treinamento. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e em parceria com a Secretaria de Esportes.
No curso, são aplicados conhecimentos teóricos e práticos, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em oito modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.
Mais informações no site: https://paralimpico.com.br/