CENTRO DE APOIO DA DELEGACIA DE POLÍCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: Uma delegacia que atende pessoas com diferentes graus de deficiência e que mantém um centro de apoio para, se necessário, encaminhar quem a procura para serviços públicos especializados. A 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que tem por objetivo promover, além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência. Resultado de uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Segurança Pública. Além da Delegacia há mais quatro Centros de Apoio Técnicos em Delegacias das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Santos.
Contato: assistencia.sedpcd@gov.br
CENTRO DE INFORMAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência tem como finalidade oferecer informações de utilidade pública à pessoa com deficiência por meio da instalação de 2 quiosque nas estações Tatuapé e Barra Funda do Metrô. Nestes Centros oferecemos serviços de intérpretes de libras, pequenos consertos em cadeira de rodas , bengalas e recebimento de currículos para encaminhamento ao PEIs – Polos de Empregabilidade Inclusivos. Os locais funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas, em locais de fácil acesso. Por isso, foi escolhido o Metrô, que conta com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, todos os funcionários da operação são capacitados para esse atendimento. Diariamente, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 62 estações administradas pela Companhia, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Contato: assistencia.sedpcd@gov.br
BASE DE DADOS DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: Fornecer dados censitários e informações sobre a pessoa com deficiência organizados nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras, de modo a subsidiar a indução de políticas públicas e de novas ações inclusivas municipais e estaduais. A plataforma também tem como objetivo ser fonte de estudos para pesquisadores e profissionais interessados na temática da inclusão da pessoa com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento do progresso das políticas relacionadas à deficiência e da implantação da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Parceiros: Ministério do Trabalho e Emprego/Ministério do Desenvolvimento Social/ Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência/ Secretaria da Educação/ Secretaria de Desenvolvimento Social/Secretaria da Saúde/FIPE/IBGE/SEBRAE.