CENTRO DE APOIO DA DELEGACIA DE POLÍCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: Uma delegacia que atende pessoas com diferentes graus de deficiência e que mantém um centro de apoio para, se necessário, encaminhar quem a procura para serviços públicos especializados. A 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que tem por objetivo promover, além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência. Resultado de uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Segurança Pública. Além da Delegacia há mais quatro Centros de Apoio Técnicos em Delegacias das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Santos.
Responsável: Rafael Batini
Contato: rbatini@sp.gov.br
CENTRO DE INFORMAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência tem como finalidade oferecer informações de utilidade pública à pessoa com deficiência por meio da instalação de 2 quiosque nas estações Tatuapé e Barra Funda do Metrô. Nestes Centros oferecemos serviços de intérpretes de libras, pequenos consertos em cadeira de rodas , bengalas e recebimento de currículos para encaminhamento ao PEIs – Polos de Empregabilidade Inclusivos. Os locais funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas, em locais de fácil acesso. Por isso, foi escolhido o Metrô, que conta com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, todos os funcionários da operação são capacitados para esse atendimento. Diariamente, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 62 estações administradas pela Companhia, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
INCLUSÃO MAIS PERTO
OBJETIVO: Os encontros regionais Inclusão Mais Perto tem por objetivo levar os Programas e Ações realizados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para todo Estado de São Paulo, além de inserir o tema da Inclusão na agenda local.
Responsável: Márcio Bustamante da Costa
Contato: mbcosta@sp.gov.br
TODAS IN-REDE
OBJETIVO: Incidir na promoção do empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de SP, visando favorecer a melhoria da sua qualidade de vida e inclusão social. O Programa será lançado no mês de maio/2020 e prevê ações de articulação e mobilização regional visando garantir um fluxo de comunicação ágil e protetivo às mulheres com deficiência no Estado de SP. Se constituirá também como uma rede virtual informativa e interativa junto a este público alvo.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
COMITÊ ESTADUAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: Implementar, gerir e monitorar as ações do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra pessoas com deficiência, instituído pelo Decreto Estadual nº 59.316/2013. Integrantes: SEDPcD (Coordenadora da Comissão)/ Secretária da Saúde/Secretaria de Desenvolvimento Social/Secretaria da Segurança Pública/Secretaria da Educação/Secretaria da Justiça e Cidadania.