CTPB – CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO
OBJETIVO: O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. O CT Paraolímpico ter por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. A construção do primeiro Centro de Treinamento Paraolímpico do Brasil foi oficializada em janeiro de 2013, em São Paulo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.
Responsável: Mayra Barbosa dos Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br
ACADEMIAS ADAPTADAS
OBJETIVO: Presentes em 172 cidades paulistas, as academias adaptadas promovem a inclusão através do esporte, com a entrega de aparelhos de musculação para pessoas com deficiência. Os equipamentos apresentam biomecânica e oferecem conforto ao usuário. Eles são práticos, funcionais e versáteis para possibilitar fácil acesso com segurança e aumentar a motivação da pessoa com deficiência física em realizar atividades físicas. Como estão localizadas em espaços públicos, as academias adaptadas podem ser acessadas livremente.
EQUITAÇÃO INCLUSIVA
O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no Parque da Água Branca, em SP, um espaço dedicado à equitação adaptada para pessoas com deficiência. Trata-se de uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover por meio do cavalo uma abordagem multidisciplinar por seus estímulos sensório-motor. Ao montar, a pessoa com deficiência se beneficia do movimento ritmado, além de ser extremamente prazeroso por ocorrer num ambiente não clínico e em contato com um animal de grande porte.
Responsável: Edna Cerqueira de Araújo Segundo
Contato: ednasegundo@sp.gov.br
JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO
OBJETIVO: Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP têm por objetivo promover por meio da prática paradesportiva a integração e o intercâmbio entre alunos, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser selecionados para compor a Delegação do Estado de São Paulo na etapa Nacional as Paralimpíadas Escolares, participarem do programa “Bolsa Talento Esportivo”, além de fomentar o paradesporto escolar no Estado de São Paulo.
Responsável: Mayra Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br
TIME SÃO PAULO PARALÍMPICO
OBJETIVO: Pagamento de Bolsa para planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paraolímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, que apresentem potencial de bom desempenho nos Campeonatos Mundiais. A equipe de 2020 conta com 63 atletas de alta performance em 11 modalidades paraolímpicas: Atletismo, Judô, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Triatlo, Bocha, Ciclismo, Canoagem e Taekwondo. Os Atletas do TIME SP foram responsáveis por 27% das medalhas conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos realizados entre agosto e setembro de 2019, no Peru. Atualmente patrocinamos 63 atletas.
Responsável: Mayra Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br