Santos recebe aula aberta sobre moda inclusiva

Na manhã desta segunda-feira, 17, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do programa Moda Inclusiva, realizou no município de Santos, litoral de São Paulo, uma […]

fevereiro - 2020
Imagem: evento lotado, secretária no palco

Na manhã desta segunda-feira, 17, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do programa Moda Inclusiva, realizou no município de Santos, litoral de São Paulo, uma aula aberta sobre moda inclusiva. O evento foi uma parceria com a Coordenadoria de Defesa de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep) e aconteceu na Vila Criativa – Mercado, local totalmente acessível que oferece diversos cursos na área da beleza.

O evento, reuniu mais de 50 pessoas e contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Carlos Mota, representando o Prefeito de Santos, Paulo Barbosa e apresentou o programa Moda Inclusiva, com o objetivo de incentivar a inclusão e a produção de looks, levando em conta a necessidade de produtos e serviços que abordem as perspectivas e particularidades desse público.

Durante o evento, a Secretária Célia Leão enfatizou a importância da inclusão na moda. “Venho em nome do governador João Doria trazendo as políticas públicas chegarem ao público que precisa ter conhecimento dos seus direitos. E a aula aberta de Moda Inclusiva é isso, a oportunidade de dar autonomia às pessoas com deficiência”, ressaltou Célia.

Além disso, também foi abordado o aspecto empreendedor e gerador de renda que esse “nicho” de mercado ainda pouco explorado pode oferecer com o intuito de despertar o pensamento e olhar inclusivo no mundo da moda.

A professora de moda Andreia Mirón, trouxe aos participantes a importância da moda inclusiva, que vai além da estética. “Quanto mais se pensar no conforto da roupa para a pessoa que está usando, melhor. A estética tem que estar aliada ao lado humano”, disse.

Os presentes puderam aprender sobre conceitos e temas que envolvem a moda desde a sua origem, como beleza e aparência, além de fazer uma reflexão sobre padrões. Também puderam conhecer um showroom com diversas peças versáteis que podem ser usadas por todas as pessoas, com ou sem deficiência.

MODA INCLUSIVA

O programa Moda Inclusiva propõe uma reflexão comportamental e estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordar o tema. No último ano, o foco da ação da pasta foi capacitar o público alvo com cursos gratuitos nos módulos Negócios e Criação, buscando discutir novos conceitos para o segmento, além de expandir a mensagem de moda universal.