SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06U7G8HUVU3N2
Z7_086423G03HEOD06U7G8HUVU3F0

Governo de São Paulo amplia políticas de inclusão e acessibilidade em Rio Claro

SEDPcD firma convênios com prefeitura e fortalece regionalização de políticas públicas

06/05/2026
Foto ilustrativa

Nesta quarta-feira (06/05), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), representada pelo secretário Marcos da Costa, promoveu o evento “Inclusão em Pauta” no município de Rio Claro. Parte da agenda do Governo do Estado de São Paulo de regionalizar políticas públicas e ampliar o acesso a serviços especializados em todo o estado, foram assinados convênios com a prefeitura dos programas TODAS In-Rede e do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), e de fortalecimento de ações junto ao Centro TEA Paulista.

A medida consolida o desenvolvimento de atividades conjuntas, como mutirões de emprego e de laudo caracterizador, oficinas e formações de servidores públicos, cursos e treinamentos, conforme as necessidades municipais. A proposta é ampliar, de forma concreta, a rede de atendimento e inclusão em São Paulo.

"São atividades que melhoram o atendimento e a prestação de serviços nos órgãos municipais e em instituições que fazem a diferença na vida das pessoas com deficiência. Acompanho o trabalho realizado na cidade e sei que essa parceria vem justamente para favorecer a implementação de políticas públicas eficazes, que contribuem diariamente na construção de um estado verdadeiramente inclusivo", afirmou o secretário Marcos da Costa.

Durante seu discurso, o secretário também lembrou de ações realizadas em outras localidades, após o estabelecimento de convênios com as prefeituras. "Em Marília, 400 cuidadores realizaram formação sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com TEA. Já em Jaboticabal, os profissionais realizaram o curso no próprio Centro TEA Paulista. É uma estratégia para levar conhecimento e ferramentas práticas para quem atua e presta atendimento", explicou.

O prefeito da cidade, Gustavo Perissinotto, destacou a importância dos convênios na estruturação e consolidação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi criada no ano passado. "Estamos otimistas com a iniciativa, que representa um avanço fundamental na melhoria de condições de inclusão e acessibilidade na nossa cidade."

Também estiveram presentes na solenidade a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Catia Gabelone; o presidente da Câmara Municipal, José Pereira; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, e a presidente do Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência do Estado de SP, Ariani Queiroz de Sá.

*Detalhes sobre os convênios*

O programa TODAS in-Rede oferece cursos destinados a mulheres com deficiência, abordando temas como trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. A iniciativa também prevê a capacitação de profissionais que atuam nas redes de proteção e atendimento a mulheres com deficiência vítimas de violência.

Já os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) têm como objetivo apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo para ampliar as taxas de contratação, permanência e desenvolvimento profissional.

O Centro TEA Paulista, equipamento da SEDPcD, foi inaugurado pelo governador Tarcísio de Freitas em junho do ano passado. O Centro foi criado para receber gestores de todo o país interessados em ampliar conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer suporte multidisciplinar, acolhimento às famílias e promover articulação com políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Complementary Content
${loading}