Voltar para lista de notícias

Secretaria abre inscrições para curso de Libras em São José dos Campos

Estão encerradas as inscrições para o curso gratuito de Libras, na região de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. A iniciativa da Secretaria de Estado dos […]

janeiro - 2020
Imagem: professora de Libras à frente de sala de aula

 Imagem: professora de Libras à frente de sala de aula

Estão encerradas as inscrições para o curso gratuito de Libras, na região de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. A iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), tem como objetivo aumentar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O conteúdo do curso, que será aplicado para pessoas acima de 16 anos, no Centro de Formação do Educador (CEFE), visa ampliar a autonomia do público com deficiência e capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para se comunicar.

Em 2019, o Curso de Libras oferecido pela SDPcD-SP já passou por cidades do interior e litoral, formando inúmeras turmas em diversos módulos.

IMPORTÂNCIA

De acordo com dados do último Censo IBGE, no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

A Libras não é uma linguagem, é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português.

SERVIÇO
Curso Libras – São José dos Campos – SP

Local: Centro de Formação do Educador – CEFE