Voltar para lista de notícias

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência inaugura Polo de Empregabilidade Inclusiva em Registro

Iniciativa do programa Meu Emprego Inclusivo busca beneficiar a empregabilidade das mais de 15 mil pessoas com deficiência em idade produtiva da região do Vale do Ribeira e oferecer cursos de qualificação profissional

julho - 2021

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, inaugurou nesta quinta (29) a unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) em Registro. O local fica dentro da Diretoria Regional de Saúde DRS – Registro.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Polo de Empregabilidade Inclusiva integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo. As informações sobre o programa podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ressaltou a alegria de um projeto como este chegar no Vale do Futuro. “Uma ação do Governo de São Paulo para fazer o futuro hoje na região do Vale do Ribeira. As pessoas com deficiência têm o direito de viver com qualidade de vida e dignidade. E, emprego não é só autonomia financeira ou autonomia econômica, emprego é autonomia de vida. Nós, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estamos sempre à disposição para fazer uma sociedade de fato inclusiva e para ser inclusa, precisa ser acessível”, disse.

Entre as ações do Polo, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inserção das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), as pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) da região do Vale do Ribeira somam mais de 15 mil pessoas. Até maio de 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região, apenas 0,18% tinham alguma deficiência.

Ações

O programa Meu Emprego Inclusivo está ancorado em 6 ações:
Busca ativa: com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e de Organizações da Sociedade Civil parceiras o Programa realiza busca ativa na captação de candidatos interessados.

Entrevista profissional: a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio dos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI), orienta os candidatos para acessarem o mercado de trabalho por meio da realização de entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais. No momento, o serviço está disponível na cidade de São Paulo e região Metropolitana, Registro e Campinas.

Qualificação técnica e empreendedora: para proporcionar a maior inclusão, o Programa Meu Emprego Inclusivo em parceria com o Via Rápida e com o CPS – Centro Paula Souza oferece cursos de qualificação profissional presencialmente com turmas mistas, à distância e remota utilizando a plataforma online da Univesp e do CPS.

Encaminhamento para vagas de emprego: os Polos de Empregabilidade Inclusiva atuam junto às empresas que desejam incluir profissionais com deficiências analisando as vagas disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos atendidos no Programa garantindo maior assertividade no processo de contratação. Além disso, a parceria com PATs (Postos de Atendimento ao Trabalho) permite que os candidatos façam a emissão de carteiras de trabalho e habilitação do seguro desemprego e sejam atendidos pelo programa nas regiões onde ainda não há um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI).

Encaminhamento para emissão de laudo médico baseado nas funcionalidades: em parceria com o IMESC, os candidatos que fazem parte do programa têm a oportunidade de passar por avaliação interdisciplinar que analisará as funcionalidades e habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões.

Apoio às Empresas: os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) oferecem apoio as empresas que buscam contratar profissionais com deficiência oferecendo suporte à equipe de RH para disponibilização de vagas; treinamento e sensibilização das equipes; estudo de adequação dos Postos de Trabalho; apoio e acompanhamento dos colaboradores com deficiência contratados.