Voltar para lista de notícias

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa de testagem de COVID-19 em áreas vulneráveis de SP

Iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Instituto Butantan contou com o apoio da Secretaria para atender pessoas com deficiência que vivem em áreas de alta vulnerabilidade social

agosto - 2020

O Governo do Estado de São Paulo realizou nos dias 10 e 11 de agosto, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Desenvolvimento Social, Habitação, Secretarias da Saúde Estadual e Municipal e Instituto Butantan, a testagem de COVID-19 em mais de 1.320 moradores de Santo André, região do ABC paulista, dos quais 223 foram pessoas com deficiência.

Cerca de 94,6% da testagem realizada em pessoas com deficiência resultou em testes não reagentes, ou seja, sem a presença do vírus. Já 5,4% da testagem que resultaram em testes reagentes, as pessoas com deficiência foram isoladas e passaram a ser monitoradas por equipes de saúde locais, assim como seus cuidadores ou familiares também. A ação foi realizada presencialmente na Praça da Cidadania, no bairro Jardim Santo André e também em seus domicílios.

“Nossa Secretaria, alinhada com o Governo do Estado e Governador João Doria, realizam os atendimento, programas e projetos atendendo a máxima que diz: Tratar igualmente os desiguais é tratá-los desigualmente. Por isso as testagens realizadas pelo Instituto Butantan e diversas Secretarias, atendem as pessoas com deficiência, familiares e cuidadores nas próprias residências. Assim atendemos de fato e com respeito o segmento das pessoas com deficiência”, ressaltou a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Os testes rápidos (IgM/IgG) conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos e auxiliam no mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele) e os testes RT- PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction) é um teste em tempo real que verifica a presença de material genético do vírus, confirmando que a pessoa se encontra com COVID-19. Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).