Voltar para lista de notícias

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne mais de 600 pessoas em ação educativa no Vale do Ribeira

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Memorial da Inclusão, promoveu nos dias 13 e 14 de fevereiro, uma programação pautada na missão de […]

fevereiro - 2020
Imagem: homem em pé em palco, de costas, ao fundo muitas pessoas assistem palestra

Imagem: homem em pé em palco, de costas, ao fundo muitas pessoas assistem palestra

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Memorial da Inclusão, promoveu nos dias 13 e 14 de fevereiro, uma programação pautada na missão de divulgar a temática da pessoa com deficiência e sua intersecção ao acesso à cultura no Vale do Ribeira.

A ação regional, passou pelos municípios de Miracatu, Juquiá, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e Ilha Cumprida, levando atividades como roda de conversa, contação de história em Libras, para mais de 600 pessoas, que puderam debater e refletir sobre as temáticas dos Direitos Humanos, acesso à cultura, educação acessível, entre outros. O evento é uma extensão da Caravana da Inclusão e contempla o programa estadual Vale do Futuro.

No dia 13 de fevereiro, em Miracatu, aconteceu uma roda de conversa sobre “Protagonismos de pessoas com deficiência: gênero e inclusão”. Mulheres com deficiência puderam refletir sobre suas experiências e as barreiras que enfrentam do dia a dia.

Em Juquiá, a oficina de contação de histórias “Educadores ‘Surdos’ contam histórias?” apresentou uma relação sobre linguagem, histórias e experiências no campo dos profissionais da educação formal e informal para alunos e professores na EE. Professora Alice Rodrigues Moota.

Já no dia 14 de fevereiro, a EE. De Itariri foi palco do debate “Diálogos entre o Museu e a Escola”, que discutiu como a cultura e educação constroem pontes na vida de crianças com e sem deficiência. A ação reuniu mais de 520 pessoas.

Ainda nesta sexta-feira, Iguape recebeu a roda de conversa sobre “Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência em Museus e Equipamentos de Educação e Cultura”. O encontro, voltado a professores e alunos da rede estadual, abordou a educação e cultura como direitos de todos na E.E. Professor Veiga Junior.

Em Ilha Comprida, a EE. Professora Judith Santana Diegues discutiu sobre “Direitos Humanos e suas intersecções com o campo da pessoa com deficiência” com alunos e convidados.  Com uma abordadem histórico-critica acerca dos Direitos Humanos e sua ligação com o movimento das pessoas com deficiência.

Todas as ações são promovidas pela Secretaria, por meio do Núcleo do Educativo do Memorial da Inclusão em parceira com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem como objetivo preservar a memória do movimento social da pessoa com deficiência.