Voltar para lista de notícias

Secretaria debate inclusão de pessoas com deficiência em Palmital com prefeito e entidades

Secretário da pasta abordou politicas públicas voltadas às pessoas com deficiência

fevereiro - 2024

Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve em Palmital para discutir políticas públicas de inclusão com o prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes e representantes de entidades ligadas à deficiência. O encontro focou em como as ações da Secretaria podem ser implementadas na cidade, visando a melhoria da inclusão das pessoas com deficiência.

Durante a reunião, foram apresentados os principais programas da Secretaria, abrangendo áreas como saúde, educação, trabalho, entre outras, com o objetivo de atender às 3,4 milhões de pessoas com deficiência em São Paulo. “Este encontro é um passo crucial para promover a inclusão, adaptando programas estaduais às necessidades locais de Palmital. Nosso objetivo é auxiliar a cidade para que esta se torne um exemplo de inclusão”, afirmou o secretário Marcos da Costa.

Durante o encontro, o secretário reforçou o lançamento do programa TODAS in-Rede em Santa Cruz do Rio Pardo, focado na independência de mulheres com deficiência, e destacou o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEITEA), que em abril de 2023 viabilizou a emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), reforçando os direitos das pessoas autistas.

Em Palmital, estima-se que vivam 2.048 pessoas com deficiência, sendo 1.311 mulheres e 737 homens, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma da SEDPcD que reúne dados sobre pessoas com deficiência.