Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ilumina prédio de azul em razão do Novembro Azul

Campanha de conscientização aborda o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens segundo o Inca

novembro - 2023

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) iluminou seu prédio, na capital de São Paulo, na cor azul, em alusão à campanha Novembro Azul.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Dados do Ministério da Saúde apontam como fatores de risco: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.

Mais informações clicando aqui.