Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência marca presença na abertura do 10º Cosud, no Rio Grande do Sul

Pasta estadual dará continuidade às tratativas para a criação de um sistema integrado que mapeia populações vulneráveis em áreas de risco

março - 2024

fotografia de auditório durante abertura de Cosud, no palco há um telão com o logo do ConsórcioO 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) começou nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) esteve presente na cerimônia de abertura. Nesta sexta-feira (1), a pasta estadual integrará o grupo técnico com o tema “Desenvolvimento Social e Profissional” para dar continuidade às definições da última edição do Cosud, que ocorreu em outubro de 2023 em São Paulo.

Os grupos técnicos (GTs) são a base de funcionamento do Cosud. Esta edição terá dois temas centrais: Meio Ambiente e Segurança Pública. Haverá 21 GTs, nos quais atuarão os secretários e as equipes técnicas dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O objetivo é discutir ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.

Na última edição do Cosud em SP, dentro do GT de Desenvolvimento Social, formaram-se subgrupos para tratar de assuntos diversos ligados ao tema de desenvolvimento social. O grupo comandado pela SEDPcD definiu diretrizes para a continuidade das tratativas em relação à construção de um protocolo de atuação e de um sistema integrado para mapear populações vulneráveis em áreas de risco – pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes, crianças e adolescentes.

O grupo também definiu a necessidade de formação de um Comitê Gestor dos sete estados para unificação das informações com foco na prevenção, enfrentamento e pós-crise dos grupos. Com isso, os estados se comprometeram a construir um fluxo para integrar as informações de cada um e estabelecer um cronograma. Veja aqui  tudo o que foi discutido.

Nesta edição, representam a SEDPcD o secretário Marcos da Costa, a secretária executiva Claudia Carletto, e as coordenadoras técnicas da pasta, Raelen Bego Luiz e Ana Paula Nedavaska.

Ao final das discussões, o GT irá compilar as principais ideias e proposições apresentadas em um texto. Os encaminhamentos ajudarão a consolidar a carta desta edição durante a cerimônia do Cosud, que ocorre no sábado (2).