Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa de apresentação de ações da campanha Maio Amarelo

Ação acontece durante todo o mês e chama atenção para acidentes de trânsito; prédio da SEDPcD está iluminado em amarelo marcando a data

maio - 2024

Imagem do prédio sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres iluminado de amarelo.Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do secretário Marcos da Costa, prestigiou o evento “Maio Amarelo 2024: Gestão Eficaz e Integrada do Trânsito em SP”, realizado pelo Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Gestão e Governo Digital; de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; em parceria com o Detran-SP e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).

Na ocasião, foi apresentado o novo portal do Infosiga do Detran-SP, com tecnologia que auxilia os municípios paulistas em ações de redução das mortes no trânsito. A plataforma traz investimentos em inovação e tecnologia para auxiliar com dados o direcionamento de políticas públicas de segurança viária dos 645 municípios paulistas.

Também foi anunciado o retorno do Anuário Rodoviário de Acidentes, do DER-SP, que volta a ser publicado depois de oito anos. Com o anuário, os gestores municipais vão acessar informações sobre os 22 mil quilômetros da malha viária estadual, sendo 13 mil quilômetros sob jurisdição do DER. Além de acessarem detalhes sobre a evolução e perfil da frota atual paulista de 33,3 milhões de veículos.

Como parte das ações, foi apresentada a campanha de comunicação e conscientização do Governo de SP que será veiculada na mídia, com o tema “Zero a sem em um piscar de olhos”, as peças publicitárias vão ao ar pela TV, rádio, internet, cinema e mobiliário urbano. A ideia é explorar o conceito “De zero a sem”, em que “sem” se refere à perda da vida.

As imagens veiculadas comprovam que direção não combina com distração e que as regras de trânsito precisam ser respeitadas pelos diferentes personagens que trafegam pelas vias urbanas. O slogan que fecha a sequência é “Paz no trânsito começa com você”, escolhido em votação popular realizada pelo Ministério do Transporte para todo o mês.

O aumento de 14,5% nos óbitos no trânsito paulista, no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023 e em paralelo ao aumento dos sinistros com vítimas não fatais (1,1%), confirma a importância das ações frequentes de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida.
“Um mês dedicado a promover a responsabilidade no trânsito não é trivial, pois os acidentes podem ter consequências fatais ou resultar em deficiências permanentes. É crucial reconhecermos que cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para um trânsito mais seguro e empático”, destacou o secretário.

A SEDPcD adotou a cor amarela para iluminar seu prédio durante todo o mês em apoio à campanha, que teve início após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar, em maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A partir disso, o quinto mês do ano se tornou referência mundial para balanço de ações e conscientização sobre a temática.

Todas as ações integram a campanha do Governo de SP, Maio Amarelo 2024. A campanha tem como objetivo fazer com que maio seja voltado à conscientização pela redução de acidentes de trânsito. A ideia da ação é repercutir a informação sobre a responsabilidade de motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres garantirem um trânsito seguro para todos.