Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa do 1º Fórum pela Inclusão em Ourinhos

Evento promoveu debates e palestras sobre conscientização, desafios e ações voltadas à importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

junho - 2023

autoridades em palco - quatro homens - ao fundo painel com o nome do evento "Fórum pela Inclusão"A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) esteve presente, nesta quinta-feira (29), no 1º Fórum pela Inclusão: Reflexões e Perspectivas em Ourinhos. na região administrativa de Marília. O evento promoveu debates e palestras sobre a conscientização da importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, desafios e ações para a promoção da igualdade de oportunidades, e o respeito aos direitos deste público.

“Com a participação do poder público, das entidades e da população, a Secretaria tem atuado para garantir os direitos e levar dignidade a todas 3,4 milhões de pessoas com deficiência que vivem no Estado de São Paulo. Nossa participação no 1⁰ Fórum pela Inclusão em Ourinhos traz iniciativas da gestão estadual em diversas frentes, nas áreas de saúde, educação, esportes, mulheres, trabalho e outros eixos focados em ações voltadas à inclusão do nosso público”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A coordenadora do programa TODAS in-Rede da SEDPcD, Caroline Reis, foi uma das palestrantes do evento e reforçou a relevância da atuação da pasta estadual voltada às mulheres com deficiência. “O TODAS in-Rede trabalha no empoderamento e liderança da mulher e está presente em todo o estado. A cidade de Ourinhos também está contemplada no programa por meio de cursos voltados aos profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres. O curso capacita esses profissionais para que recebam as mulheres com deficiência com o amparo e atenção necessários, dessa forma garantindo que seus direitos sejam respeitados”, frisou Reis.

Registros da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência apontam que o município de Ourinhos possui mais de 10 mil pessoas com deficiência, sendo 39% visual, 31,5% motora, 15,1% auditiva e 14,3% intelectual.

Também estavam presentes no Fórum outras autoridades municipais, estaduais e federais.

TODAS in-Rede
Criado em 2020, o programa incentiva a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos que abrangem temas sobre trabalho, renda, autoestima e empoderamento; direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; relacionamentos interpessoais; envelhecimento; habilidade socioemocionais; fundamentação teórica; direitos políticos; estratégias de mobilização e atuação política.

Além disso, também oferece cursos voltados à capacitação de profissionais de redes de proteção como promotores, delegados(as) e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais nos municípios e demais órgãos que atendem ou possam vir a atender mulheres com deficiência. Capacitismo, gênero, acessibilidade, importância do trabalho em rede e o contexto e tipificação da violência são alguns dos temas abordados durante as aulas.