Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove oficinas temáticas gratuitas para auxiliar empresas na contratação de pessoas com deficiência

Mentorias integram o programa Meu Emprego Inclusivo, que fomenta a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; inscrições ficam abertas até 2 de maio

abril - 2023
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá promover, nos dias 3, 17 e 31 de maio, oficinas temáticas gratuitas para empresas para o compartilhamento de ideias e orientações a fim de fomentar a contratação de pessoas com deficiência. A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) em todo o Estado.
Idealizadas pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS), parceiro da Secretaria, as oficinas serão realizadas de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, e terão uma hora de duração cada. Além disso, contarão com um intérprete de Libras e toda a acessibilidade visual para incluir pessoas com deficiência.
“A realização das oficinas surgiu da necessidade de ampliar o número de empresas que conhecem o programa para que consigamos fortalecer a contratação de pessoas com deficiência, conscientizando os profissionais responsáveis por contratações em empresas para que entendam e aproveitem o potencial destes trabalhadores”, explica o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Todas as oficinas serão realizadas às 15h. A primeira delas, no dia 3, terá uma apresentação do programa Meu Emprego Inclusivo. Na segunda, em 17 de maio, as empresas serão orientadas sobre como realizar processos seletivos inclusivos e acessíveis para todos os tipos de deficiência, além de receberem orientações de como conduzir entrevistas sem causar constrangimentos. Na terceira e última oficina, em 31 de maio, haverá a apresentação de casos de sucesso de inserção de pessoas com deficiência em empresas cadastradas nos PEIs do Estado.
As inscrições ficam abertas até 2 de maio pelo link https://bit.ly/3F4dt4j. Uma inscrição vale para as três oficinas.
Programa Meu Emprego Inclusivo
Criado em 2019 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa Meu Emprego Inclusivo promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos Polos de Emprego Inclusivo (PEI) visando aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.
Atualmente o Estado de São Paulo conta com 20 PEIs localizados nas cidades de São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Lorena, Franca, Itapeva e Barretos.
Os PEIs também contam com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Mais informações no site http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/.