Voltar para lista de notícias

Secretaria é parceira do Instituto Jô Clemente na 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Ao longo do mês de novembro, a instituição promoverá diversas ações em parceria com empresas privadas, personalidades, organizações e órgãos públicos

novembro - 2023

O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de dois milhões já diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.

Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, lançará no dia 1º de novembro, a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo que tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo é uma das parceiras na ação.

A iniciativa conta com diversas ações que acontecerão ao longo do mês de novembro e irá abordar o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de vários conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema. “A ideia é desmistificar conceitos e compartilhar informações sobre o diagnóstico e as terapias, discutir políticas públicas e a inclusão profissional e educacional, além de promover o respeito às diferenças nos mais diversos ambientes”, ressalta Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.

“A efetivação de ações para desmistificar, informar e promover o entendimento sobre o autismo é de extrema importância para que a gente torne a nossa sociedade cada vez mais consciente e inclusiva”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Para Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED-SP), a campanha do IJC é de extrema importância, além de necessária. “Trabalhamos diariamente na transversalidade, construindo políticas públicas na cidade de São Paulo que garantam os direitos das pessoas com autismo. O trabalho em conjunto fortalece a nossa causa”, afirma.

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.

*Texto produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC).