Secretaria lança plataforma de dados sobre pessoas com deficiência

Dia 03 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou a plataforma de dados “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O evento, […]

janeiro - 2020

Dia 03 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou a plataforma de dados “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrado anualmente nesta mesma data, aconteceu na sede da Secretaria.

A ferramenta visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência.

A gestão da informação é um passo importante para a consolidação dos direitos da pessoa com deficiência, dessa forma, a Base de Dados visa dialogar com as demais Secretarias do Governo de São Paulo, reunindo dados e informações nas diversas áreas.

A plataforma reúne em um sistema de BI – Business Intelligence, além dos dados censitários, informações sobre as principais políticas nas áreas de: educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras.

Também é um dos objetivos da ferramenta ser fonte de estudos para os pesquisadores e profissionais interessados na causa, sendo um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

A Base de Dados é uma estratégia que tem consonância com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos Governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.

Conheça a plataforma e acesse os dados: http://basededados.sedpcd.sp.gov.br/