Secretaria lança programa de empoderamento às mulheres com deficiência de seis municípios do Pontal 2030

Com a adesão ao programa, os seis municípios recebem vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações

junho - 2021

Nesta quarta-feira (2) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” nos municípios de João Ramalho, Martinópolis, Quatá, Rancharia, Taciba e Caiabu. Ação faz parte do programa estadual Pontal 2030. As prefeituras dos municípios e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Ao aderir o programa, os municípios recebem vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de ensino à distância (EaD) de Libras, além de divulgar as campanhas educativas do “TODAS in-Rede”.

A Secretária Célia Leão destacou o modelo inédito de lançamento simultâneo, “é uma alegria estar nessa região do estado com os prefeitos e pela primeira vez nesse formato, elencando cidades da região do Pontal 2030 para fazer esse recorte e lançar esse programa em prol das mulheres com deficiência”.

Ela também ressaltou a importância do programa, “temos que ter em mente que para as mulheres com deficiência devemos ter um olhar diferenciado, mais empático, direto. Como quer e orienta o Governador João Doria, o programa TODAS in-Rede nos traz esse olhar necessário para as mulheres com deficiência do nosso estado”.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com um alcance de 1.300 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, o Prefeito de Taciba, Alair, o Prefeito de Rancharia, Marquinhos do Povo, a Prefeita de Caiabu, Suelen Mative, o Prefeito de Martinópolis, Marcos Freita, o Prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio, o Prefeito de João Ramalho, Adelminho, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari e a intérprete de libras Nara Oliveira.

A Coordenadora das DDMs do estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari destacou a necessidade de ações de prevenção de violência específicas para o público feminino com deficiência, “ações como essas são necessárias para que a sociedade seja mais justa, solidária e sem violência”.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br ), no estado de São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado (2020) foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site todasinrede.sp.gov.br .
Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .