Secretaria lança programa Todas in-Rede em Itanhaém

Iniciativa visa o empoderamento e a independência das mulheres com deficiência em áreas como trabalho e renda, prevenção à violência e saúde

março - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou nesta sexta (24), em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, o lançamento regional do programa TODAS in-Rede.

“Ao aderir ao programa, o município passa a contar com uma série de ações de incentivo à autonomia e à independência das mulheres com deficiência como cursos e oficinas para qualificação profissional, informações acessíveis e conteúdos exclusivos”, explicou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O programa está presente em 73 municípios do Estado de SP e atua em quatro eixos: trabalho, renda e autonomia financeira; prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança; e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

Para a coordenadora do Programa, Caroline Reis, “o Todas in-Rede no município de Itanhaém promoverá a inclusão da mulher com deficiência por meio de ações e cursos ofertados às participantes”. A iniciativa reúne em sua rede virtual mais de 1,3 mil mulheres com deficiência. De 2020 a 2022, mais de 1,1 mil mulheres se formaram no curso de empreendedorismo feminino.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), existem no estado de São Paulo mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.