Secretaria lança programa TODAS in-Rede em Itaquaquecetuba

Iniciativa visa o empoderamento e a independência das mulheres com deficiência em áreas como trabalho e renda, prevenção à violência e saúde da mulher

março - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou nesta quarta-feira (29), em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o lançamento regional do programa TODAS in-Rede, que atua em quatro eixos: trabalho, renda e autonomia financeira; prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança; e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

O município de Itaquaquecetuba tem mais de 26 mil pessoas com deficiência, sendo 54% mulheres. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência. Este é o primeiro polo do tipo na cidade e o sétimo na Região Metropolitana de São Paulo. Os outros polos estão em Carapicuíba, Guararema, Mairiporã, Osasco, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo.

“Ao aderir ao programa, o município passa a contar com uma série de ações de incentivo à autonomia e à independência das mulheres com deficiência como cursos e oficinas para qualificação profissional, informações acessíveis e conteúdos exclusivos”, afirmou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), existem no estado de São Paulo mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

TODAS in-Rede

Criado em 2020, o programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança. De 2020 a 2022, mais de 1,1 mil mulheres se formaram no curso de empreendedorismo feminino.

Até o momento, 74 municípios do estado aderiram ao programa TODAS in-Rede. Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.todasinrede.sp.gov.br.