Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de abertura de exposição sobre convivência com robôs

Mostra gratuita fica em exposição na capital até março de 2024; destaques ficam por conta dos robôs de assistência, que auxiliam humanos e podem ajudar pessoas com mobilidade reduzida no dia a dia

novembro - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve presente na abertura da exposição inédita “Convivendo com Robôs”, que aconteceu nesta segunda-feira (13) na Japan House, na capital. São 11 robôs expostos e um deles pode auxiliar na autonomia de pessoas que perderam força nas pernas.

“A tecnologia é uma das chaves para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Quando pensamos nisso, percebemos o quanto esta exposição não é trivial e sim de muita importância, nos dando a esperança de um futuro sem barreiras”, ressaltou o secretário.

Conhecidos como “robôs amigáveis”, os exemplares estão divididos em quatro categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e auxiliares (que ajudam os seres humanos).

Os robôs auxiliares expostos têm como função principal a assistência aos seres humanos no dia a dia. A exposição apresenta o HAL (Hybrid Assistive Limb), um dispositivo inédito que auxilia na autonomia de pessoas que perderam força nas pernas e, eventualmente, têm a mobilidade reduzida. O HAL é o primeiro robô do tipo já produzido.

Também nesta linha, o “robô-foca”, chamado de PARO, transmite sensações de calma e conforto por meio de seu sistema de reconhecimento vocal e sua inteligência artificial, que possibilitam que sua personalidade se adeque às preferências do usuário. Terapêutico, o dispositivo já é utilizado no Japão em hospitais e instituições.

Com curadoria de Zaven Paré, a exposição apresenta aspectos do desenvolvimento de robôs japoneses, visando desmistificar e familiarizar as pessoas com tais elementos, pensando em uma coexistência futura. A mostra fica na Japan House (Av. Paulista, nº 52) até 31 de março de 2024 com entrada gratuita. Saiba mais em japanhousesp.com.br