Secretaria participa de Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Sebastião
Participação da pasta estadual integra as ações do Gabinete 3D, do Governo de São Paulo; evento teve como objetivo apresentar ações e propor políticas públicas sobre os direitos das pessoas com deficiência
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do secretário Marcos da Costa, participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Sebastião, realizada no último domingo (29) pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEFI) do município. A participação da pasta estadual integra as ações do Gabinete 3D do Governo do Estado de São Paulo, que aproxima representantes estaduais das comunidades e leva o atendimento público até o cidadão.
A Conferência reuniu autoridades municipais e estaduais, e representantes de entidades e sociedade civil com o objetivo de debater políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
O secretário Marcos da Costa ministrou uma palestra ao público presente para apresentar os programas e ações da SEDPcD, e destacou a importância do encontro. “É fundamental que os Conselhos, as entidades, as pessoas com deficiência e o poder público estejam juntos e busquem realizar ações que tragam dignidade às pessoas com deficiência, que só em São Sebastião somam mais de 5 mil”, destacou.
Dentre os temas comentados, Costa falou sobre as fortes chuvas que ocorreram no Litoral Norte em fevereiro. À época, a SEDPcD arrecadou cadeiras de rodas e de banho, andadores, muletas, entre outros itens essenciais para envio à região. Além disso, o secretário destacou as ações desenvolvidas pela pasta estadual, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), o programa São Paulo São Libras, a parceria com universidades para pesquisas em tecnologia assistiva, entre outros.
Todos os programas podem ser conferidos no site.
Gabinete 3D
Lançado pela gestão Tarcísio de Freitas, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.
Além de concentrar os serviços públicos e facilitar o atendimento de órgãos do Governo de São Paulo em um único espaço, o Gabinete 3D também coloca secretários e gestores estaduais em contato direto com autoridades municipais. O Estado já viabilizou R$ 1 bilhão para a recuperação do Litoral Norte após os desastres provocados por chuvas extremas em fevereiro.
A proposta facilita a elaboração de políticas públicas conjuntas de acordo com as realidades regionais, com medidas direcionadas para os principais problemas e ações que potencializam as vocações dos municípios. A infraestrutura do evento para os órgãos estaduais ficará a cargo da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo. A tenda de serviços funciona nesta sexta e sábado e outras ações das pastas ocorrerão até o próximo dia 31 de outubro.
Secretaria no Gabinete 3D
Nos dias 27 e 28 de outubro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve presente no Gabinete 3D oferecendo serviços gratuitos de reparos em cadeiras de roda e bengalas. Além disso, com apoio da equipe do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Santos, orientou, recebeu e cadastrou currículos de pessoas com deficiência para encaminhamento a vagas de emprego disponibilizadas cadastradas no programa Meu Emprego Inclusivo – que promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Os atendimentos no estande da Secretaria foram acessíveis com o apoio de intérpretes de Libras presenciais e também de forma online através do programa São Paulo São Libras, que permite o acionamento de intérpretes por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.
Pessoas autistas também puderam emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no Gabinete 3D. O documento facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.