Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de Encontro sobre Emprego Apoiado

Evento gratuito teve como objetivo difundir informações sobre a metodologia e promover a inclusão no mercado de trabalho

dezembro - 2023
A foto mostra uma mesa com o cartaz "8º Encontro Nacional do Emprego Apoiado" com três pessoas sentadas em cadeiras atrás da mesa, sendo duas delas mulheres e uma delas homem, o coordenador da Secretaria Marco Pellegrini

O coordenador do eixo Mobilidade da SEDPcD, Marco Pellegrini, durante sua participação no evento

Durante a manhã desta sexta-feira (1º), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do coordenador do eixo Mobilidade Marco Pellegrini, esteve presente no VIII Encontro Nacional do Emprego Apoiado, realizado pela Associação Nacional do Emprego Apoiado (Anea).

O encontro gratuito, realizado na Câmara dos Vereadores de São Paulo, teve como objetivo difundir informações sobre a metodologia do Emprego Apoiado, reconhecido internacionalmente e que contribui diretamente para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Pellegrini foi o primeiro profissional com deficiência do país que teve o posto de trabalho garantido por meio da metodologia. “O Emprego Apoiado é uma metodologia de extrema importância e é fundamental para a efetiva inclusão dos profissionais com deficiência no mercado de trabalho, seja para recolocação profissional, primeiro emprego ou qualquer inserção”, ressaltou o coordenador, que parabenizou a Anea por ter se tornado, agora, uma Federação.

Os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs), espaços da SEDPcD em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, fazem a inclusão de profissionais com deficiência por meio dessa metodologia. Já são 20 unidades espalhadas pelas regiões do Estado de São Paulo.

O evento explorou temas como: políticas públicas com base nos princípios do Emprego Apoiado, como a metodologia pode contribuir para a inclusão, entre outros. Além disso, o encontro também homenageou Romeu Sassaki, primeiro presidente da Anea e referência para o tema da inclusão da pessoa com deficiência, falecido em setembro de 2022.

Lei do Emprego Apoiado em SP
Em março de 2023, a Lei Estadual nº 17.645/2023, que institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência, foi sancionada pelo Governador Tarcísio de Freitas, levando o Emprego Apoiado para que as empresas e instituições empregadoras possam ter conhecimento da metodologia e aplicá-la em suas inserções.