Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de fórum sobre diversidade, empreendedorismo e negócios

Evento aconteceu entre os dias 6 e 8 de fevereiro; palestra da pasta paulista teve como foco a inclusão de pessoas com deficiência

fevereiro - 2024

Na manhã da última quarta-feira (7), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do secretário Marcos da Costa, esteve presente no 2º Fórum de Diversidade: Empreendedorismo e Negócios do Sebrae-SP, que ocorreu na capital paulista de 6 a 8 de fevereiro.

O evento contou com palestras abrangentes sobre o universo diverso do empreendedorismo e do mundo dos negócios em temáticas que também envolviam a pessoas com deficiência.

As palestras foram divididas em salas com temas para cada público. O secretário Marcos da Costa apresentou as ações do Governo do Estado de São Paulo para a inclusão das pessoas com deficiência e falou sobre a importância da troca de informações.

“A causa da pessoa com deficiência não é apenas dessa parcela da população, ela é uma causa da sociedade como um todo. Lutar contra o preconceito e a discriminação, promover a inclusão e garantir a acessibilidade a fim de criar uma sociedade mais justa e inclusiva”, ressaltou.

Costa destacou ainda ações como o fomento à produções culturais acessíveis, em que 10% do incentivo financeiro nos mais de 900 projetos artísticos de audiovisual da Lei Paulo Gustavo devem ser voltados à acessibilidade; a assinatura do protocolo de intenção com universidades estaduais para a estruturação de políticas públicas e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência; as ações de incentivo à práticas esportivas paralímpicas, como o programa Paralímpico, que leva noções de esportes adaptados à professores e estudantes de educação física; o Time São Paulo Paralímpico, equipe de elite do esporte paralímpico que representa o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano; o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, equipamento da SEDPcD; entre outras ações.

O Fórum é uma das ações do Sebrae-SP criadas para incentivar o diálogo, a troca de experiências e promover oportunidades plurais, inovação e liberdade para todos os públicos.