Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de inauguração de nova sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Espaço fomenta a acessibilidade oferecendo piso tátil, banheiros com barras e mobiliários ajustáveis, entre outros

junho - 2023

Na manhã desta sexta-feira (30), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), através do secretário Marcos da Costa, esteve presente na inauguração do novo espaço do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), na capital.

“Esse é um espaço totalmente acessível que acolhe as pessoas com deficiência. Estamos todos juntos por essa causa e temos a missão de promover acessibilidade, inclusão, respeito e dignidade para todos, para a sociedade como um todo”, destacou o secretário Marcos da Costa..

Localizada no prédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), no centro da cidade de São Paulo, o novo espaço é totalmente acessível e conta com piso tátil, banheiros acessíveis, sanitários comuns com barras junto às bacias para uso de pessoas com mobilidade reduzida e mobiliários ajustáveis, além do novo auditório ‘Escola do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência — Prefeito Bruno Covas’. Toda a estrutura teve validação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, também participou da solenidade ao lado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, e da presidente do CMPD, Marly Santos.

Criado em 1989, o Conselho Municipal tem como função, elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo. O CMPD ainda promove atividades de integração das pessoas com deficiência, além de fazer e receber denúncias de discriminação.

A presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), Letícia Françoso, também esteve presente na cerimônia. O CEAPcD desenvolve ações articuladas e intersetoriais voltadas à promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência do Estado de São Paulo, além de acompanhar, avaliar, fiscalizar e propor políticas públicas para as pessoas com deficiência, que no Estado já somam mais de 3,4 milhões de pessoas.