Secretaria participa de live sobre pessoas com deficiência visual

Evento online, do Diálogo no Escuro, alcançou mais de 50 pessoas e abordou um levantamento sobre os desafios e ações voltadas a este público

novembro - 2020

Nesta terça-feira (17), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, participou do evento online Diálogo no Escuro Live#4, em que falou sobre questões relacionadas as pessoas com deficiência visual e sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria a este público.

“Em nome do Governo de São Paulo deixo o meu agradecimento por participar desta live e poder disseminar nossas ações e políticas públicas às pessoas com deficiência. É um pedido do Governador João Doria, dar apoio aos que mais precisam”, afirmou a Secretária Célia Leão.

A live, realizada pelo programa Diálogo no Escuro, alcançou mais de 50 pessoas e abordou ações como o teste do olhinho, um exame realizado pelo Governo de SP que ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos em recém-nascidos; a Rede Lucy Montoro para pessoas com deficiência visual; a manutenção em bengalas para cegos do Centro de Informação à Pessoa com Deficiência no metrô Tatuapé; o programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo; o Centro de Apoio à Delegacia da Pessoa com Deficiência; os cursos de ensino a distância (Tecnologias assistivas para deficiência visual; Audio-Descrição; Orientação e Mobilidade), entre outras.

A deficiência visual caracteriza-se pela limitação ou perda das funções básicas do olho e do sistema visual. A pessoa que possui esta deficiência pode ser uma pessoa cega ou com baixa visão.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estado de São Paulo são mais de 3 milhões de pessoas com deficiência, sendo 40% desta população pessoas com deficiência visual.

Diálogo no Escuro

Com mais de 30 anos de existência, o programa Diálogo no Escuro é uma experiência de diversidade, inclusão e empatia visa a mudança com impacto consistente sobre todas as culturas. O projeto passou por 140 cidades, de mais de 40 países.