Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de sessão sobre arte e acessibilidade no Itaú Cultural

Evento reuniu convidados e apresentou uma amostra do trabalho de oito artistas com deficiência selecionados por meio de edital; apresentações envolveram videoarte, show musical e performance, entre outros

novembro - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do secretário Marcos da Costa, esteve presente, na última quarta-feira (29), no Conexão ||entre|| arte e acesso. O evento, promovido pelo Itaú Cultural, reuniu convidados para a apresentação de uma amostra das obras desenvolvidas por oito artistas com deficiência. A programação é gratuita e vai até 3 de dezembro.

Os projetos contaram com a mentoria da multiartista Mona Rikumbi e do gestor cultural Cláudio Rubino, e foram apresentados em formato poket de 15 minutos, com o objetivo de expor a linguagem que os autores buscaram mostrar em suas exposições. Entre os temas abordados pelos artistas, vale destacar a autoestima, ancestralidade, vivência do corpo, educação e inclusão.

“É uma iniciativa bastante interessante, porque integra as vivências dos artistas com deficiência e reforça a importância da inclusão”, comenta o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os artistas selecionados foram: Daisy Viola (artista visual), Fillipe Costta (rapper), Gláucia Pinto (educadora), Jeronimo Eichler (performer), Onira Dan Dará Yuri Tripodi (performer), Renata Mara (performer), Lara Gomes (gestora cultural) e Tony Boita (psicanalista).