Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de workshop do UNICEF sobre tecnologia assistiva

Evento contou com a participação de representantes de 13 países, que trocaram experiências de sucesso

dezembro - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu coordenador do eixo Mobilidade, Marco Pellegrini, participou, nesta quinta-feira (7), do workshop ‘Acelerando o acesso à tecnologia assistiva’. Organizado pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e em parceria com o Governo Federal, o evento aconteceu no Rio de Janeiro.

O workshop objetivou a troca de experiências entre as lideranças presentes, com a finalidade de expandir os recursos de acesso às tecnologias assistivas, assim como discutir possíveis desenvolvimentos de novas ferramentas. Participaram do encontro representantes dos seguintes países, além do Brasil: Bahamas, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Paraguai, Peru, Venezuela e Guatemala.

O workshop apresentou, entre outros pontos, o status atual da tecnologia assistiva e ações globais que envolvem a tecnologia assistiva, como óculos, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, organizadores de pílulas, dispositivos de comunicação aumentativa e produtos para incontinência. Além disso, o evento buscou divulgar as recomendações do Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva, a fim de apoiar e ampliar a implementação nacional.

“Ampliar as discussões, os estudos e as trocas de experiência sobre as formas de acessibilidade é o caminho para promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Por isso, participar deste workshop, para mim, enquanto gestor público, é uma grande honra”, comenta o coordenador do eixo Mobilidade da SEDPcD, Marco Pellegrini.

O encontro contou com aproximadamente 100 participantes.