Secretaria participa do lançamento da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas Autistas em Brasília
Grupo de deputados visa aprimorar a legislação relacionada às pessoas com TEA; Governo de SP conta com Plano Estadual Integrado com ações para esse público
Representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o secretário da Pasta, Marcos da Costa, participou, na tarde dessa terça-feira (30), do lançamento da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas Autistas. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a participação de autoridades governamentais e entidades ligadas à causa.
Com foco no aprimoramento da legislação e na garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Costa compartilhou a criação do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEITEA), uma ação intersecretarial que conta com o apoio de outras pastas estaduais e visa alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento às pessoas com TEA no estado de São Paulo.
A iniciativa, inclusive, viabilizou a emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA). Costa destacou que, em quase dois meses do benefício, já são cerca de 6 mil documentos emitidos.
“A missão de levar inclusão, acessibilidade, respeito e dignidade a todas as pessoas com deficiência, incluindo as pessoas autistas, só será alcançada se estivermos todos juntos, pessoas com deficiência, entidades e familiares, em todas as esferas de governo”, ressaltou o secretário.
A Frente Parlamentar reúne 210 deputados e visa o aprimoramento da legislação relacionada à defesa dos direitos das pessoas autistas.