Voltar para lista de notícias

Secretaria realiza cursos à distância de Audiodescrição e Orientação e Mobilidade

Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência já têm em sua rede cursos de Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais, Tecnologia Assistiva e Libras

setembro - 2020

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anuncia que estão abertas as inscrições para os cursos Introdução à Audiodescrição e Introdução à Orientação e Mobilidade no formato de educação à distância (EaD). De forma totalmente gratuita e acessível, os cursos acontecem em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá (SRLM Jd. Humaitá).

As vagas ofertadas visam providenciar e oferecer conhecimentos para plataformas virtuais acessíveis às pessoas com deficiência visual, principalmente nesse momento de pandemia.

O curso de Introdução à Audiodescrição tem o objetivo de contribuir para a acessibilidade no meio virtual e capacitar profissionais da área da Educação e Cultura. Durante a aprendizagem, haverá encontros online semanais, além de aulas e conteúdos extras. Interessados devem se inscrever no link: http://bit.ly/CursoAudiodescricao.

Já o curso Introdução à Orientação e Mobilidade tem foco em difundir informações e conhecimentos sobre a metodologia no processo de reabilitação de pessoas com deficiência visual. Ao longo do estudo, também com encontros semanais, o aluno poderá conferir sobre comunicação, terminologias, conceitos e histórico, acessibilidade, tipos de bengala e técnicas específicas para a área. Interessados devem se inscrever no link: http://bit.ly/CursoOrienMobi  .

Cursos EaD para pessoas com deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visando a inclusão e a autonomia da pessoa com deficiência, tem oferecido em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação e o Centro de Tecnologia e Inovação e do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, cursos gratuitos de inclusão digital para pessoas com deficiência.

Com o objetivo de facilitar e incentivar a presença desse público nas plataformas digitais, os cursos são de Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva – voltada para pessoas com deficiência visual. O curso de libras também faz parte dessa iniciativa.