Voltar para lista de notícias

Secretaria realiza oficina com funcionários do Metrô focada na abordagem adequada às pessoas com deficiência auditiva

Objetivo da ação, que ocorre quinzenalmente, é transmitir e aperfeiçoar os conhecimentos dos colaboradores na comunicação com passageiros surdos

maio - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Metrô de São Paulo realizaram, na última quinta-feira (4), mais uma oficina voltada à comunicação adequada a pessoas com deficiência auditiva. Participaram 20 colaboradores. No total, já são mais de 700 empregados capacitados a atender com mais qualidade este público desde que a parceria entre o órgão e a companhia começou, em 2019.

“Muito mais do que aprender frases na Língua Brasileira de Sinais (Libras), encontramos na Secretaria uma abordagem mais profunda, pois queríamos entender melhor o universo da pessoa surda”, conta Ana Maria Coelho, do Departamento de Relacionamento com o Usuário da Gerência de Operações (GOP) do Metrô. De acordo com ela, é necessário saber se comunicar além dos sinais para conseguir atender melhor este público.

“Os colaboradores do Metrô recebem um fluxo enorme de pessoas todos os dias e as pessoas surdas são parte deste público. A oficina procura prepará-los para uma acolhida mais humana, com foco no respeito à diferença”, destaca o intérprete de Libras e coordenador dos cursos, Edilson de Andrade.

Além de frases importantes para o dia a dia em Libras, o curso mostra como identificar e fazer os primeiros contatos com uma pessoa surda, cultura e identidade surda, a definição de deficiência e níveis de perda auditiva.

O encontro acontece quinzenalmente na sede administrativa do Metrô, localizada no bairro Vergueiro, na Capital, com o objetivo de capacitar diferentes colaboradores da companhia na abordagem correta e adequada ao público surdo nas estações.

No Estado de São Paulo, das 3,4 milhões de pessoas com deficiência, 492,9 mil têm deficiência auditiva. Na Capital, das 892,3 mil pessoas com deficiência, são 132,9 mil com deficiência auditiva, segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa.

Língua Brasileira de Sinais
Além da oficina com o Metrô-SP, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza mensalmente cursos básicos, intermediários e avançados de Libras com pessoas de todo o Estado.

Já foram qualificadas 22,3 mil pessoas de 136 municípios na Libras nos cursos, que são gratuitos e online. Os cursos de Libras beneficiam as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no Estado de São Paulo.