Secretaria realiza Webinário Internacional para debater a empregabilidade das pessoas com deficiência no ciclo pós-pandemia

Evento virtual contou com mais de 140 pessoas entre espectadores e autoridades nacionais e internacionais, que falaram sobre o tema

agosto - 2021

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade (InvestSP), realizou nesta quinta (8) o Webinário Internacional “Os desafios da empregabilidade das pessoas com deficiência no ciclo pós-pandemia”. Em alusão aos 30 anos da Lei de Cotas, celebrados no mês de julho, o evento contou com a participação de mais de 140 pessoas.

O Webinário teve como objetivo debater sobre as questões que envolvem a empregabilidade, novos desafios, possibilidades ou oportunidades para as pessoas com deficiência no cenário da pós-pandemia.

“Este evento ressalta a esperança que temos no ciclo pós-pandemia e acima disso, ressaltamos os direitos que as pessoas com deficiência precisam ter dentro da empregabilidade e de todas as áreas de sua vida. É isso que o Governador João Doria nos cobra diariamente: direitos iguais a todos, autonomia de vida a todos”, declarou a Secretária de Estado, Célia Leão.

Estiveram presentes as Secretárias de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Patricia Hellen (Desenvolvimento Econômico), além das palestrantes Cida Gurgel (Subprocuradora-geral do Ministério Público Federal do Trabalho (Brasília) e Faustina Van Aperen (Diretora de Relações Sênior do Escritório de Atividades para os Trabalhadores (ACTRAV) da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Segundo a palestrante Cida Gurgel, Subprocuradora-geral do Ministério Público Federal do Trabalho, um dos principais desafios quanto a empregabilidade das pessoas com deficiência, não somente no ciclo pós-pandemia, mas de modo geral, é a falta de acessibilidade dentro das empresas. “É preciso romper o capacitismo, a discriminação do profissional com deficiência dentro da empresa e muito além disso, é ter acessibilidade dentro das empresas, desde a calçada até adentro do local de trabalho”, disse.

De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (https://www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br ), no estado de São Paulo há mais de 3 milhões pessoas com deficiência. Segundo os dados do novo CAGED, até junho de 2021, 12 mil pessoas com deficiência foram admitidas no estado e 14 mil pessoas com deficiência foram desligadas, totalizando um saldo negativo de 1.922 pessoas com deficiência desligadas do mercado de trabalho neste ano.

“Estamos passando pelos maiores desafios humanos, comunitários e econômicos. O momento no estado de São Paulo é de esperança, estamos dando grandes passos, como este evento. Como quero o Governador João Doria estamos unindo esforços para colocar cada vez mais as políticas públicas em prática”, afirmou a Secretária de Estado, Patricia Hellen.

Assista na íntegra: https://youtu.be/9NtXa6e7HWov