Voltar para lista de notícias

Secretaria visita Associação dos Policiais Militares com Deficiência de SP

Encontro teve como objetivo traçar um diálogo sobre ações em prol dos policiais com deficiência

fevereiro - 2024

Na última segunda-feira (26), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve na Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) para uma reunião com o presidente da Associação, Antônio Figueiredo Sobrinho, e visita às instalações do local.

O foco do encontro foi estabelecer um diálogo sobre as políticas públicas inclusivas e as parcerias que podem ser viabilizadas em prol dos policiais com deficiência, muitas adquiridas no exercício de suas atividades.

“O trabalho organizado pela associação vai ao encontro das ações da nossa Secretaria. A garantia de que esses profissionais tenham acesso às oportunidades de reabilitação, treinamento e apoio necessários tem um papel fundamental na inclusão efetiva”, destacou o secretário Marcos da Costa.

Além disso, o secretário apresentou as iniciativas que estão sendo construídas pelo Governo do Estado de São Paulo, especialmente por meio da SEDPcD, em prol das pessoas com deficiência que, só no estado de SP, somam 3,3 milhões (estimativa populacional 2022 do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

APMDFESP
Fundada oficialmente em 29 de janeiro de 1993, a APMDFESP nasceu de uma conversa no Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no ano anterior. A ideia inicial da criação da Associação foi para facilitar o trabalho em prol desses profissionais.

Atua na reabilitação física e psicológica do policial militar com deficiência e seus dependentes. Conta com aproximadamente 23 mil Associados, dos quais 7 mil são pessoas com deficiência e outros mais de 13 mil segurados.