Voltar para lista de notícias

Secretaria visita cidades de Presidente Prudente, Rancharia e Paraguaçu Paulista

Além de visitar as obras do novo centro da Rede Lucy Montoro em Presidente Prudente, secretário realizou reuniões com prefeitos visando aperfeiçoar as políticas públicas inclusivas

janeiro - 2024

Na última quarta-feira (24), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do secretário Marcos da Costa, visitou as cidades de Presidente Prudente, Rancharia e Paraguaçu Paulista. Durante a manhã, o secretário participou, ao lado do Governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Saúde, Eleuses Paiva, de uma visita à construção do novo Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Presidente Prudente.

Ainda na região, o secretário se reuniu com os prefeitos de Rancharia, Marcos Slobodticov (Marquinhos), e de Paraguaçu Paulista, Antônio Takashi Sasada (Antian), com o objetivo de estabelecer um diálogo sobre as políticas públicas inclusivas.

“É de extrema importância unir esforços entre as esferas estaduais e municipais para impulsionar a inclusão, de forma que ela chegue na ponta, as pessoas com deficiência. Estreitar os laços e dialogar para garantir que avancemos na promoção de políticas públicas são pontos cruciais na garantia de direitos”, destacou o secretário Marcos da Costa.

De acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma da SEDPcD em parceria com a Fundação Seade que reúne dados sobre pessoas com deficiência, em uma estimativa em relação ao ano de 2022, há 3.180 pessoas com deficiência na cidade de Rancharia, enquanto que em Paraguaçu Paulista há 4.602 pessoas com deficiência.

As reuniões tiveram o intuito de apresentar as ações da SEDPcD que podem ser disponibilizadas no município a fim de auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência das cidades.