Voltar para lista de notícias

Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico se reúnem para debater sobre empregabilidade inclusiva

Evento online alcançou mais de 300 pessoas e teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o mutirão de emprego virtual, com 10 mil vagas de emprego em diferentes áreas

outubro - 2020

Nesta quinta, 01, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, se reuniu com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, em uma live transmitida via Youtube do governosp, para falar sobre empregabilidade inclusiva. A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, também participou para falar sobre empregabilidade como proteção social.

O bate-papo online, que alcançou mais de 300 pessoas, teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o mutirão de emprego virtual, anunciado na última terça, 29 de setembro, e salientar as oportunidades de emprego ofertadas pelo Governo de São Paulo. Interessados devem cadastrar o seu currículo no site https://vagacerta.sp.gov.br/mutirao/ .

A Secretária Célia Leão, ressaltou a importância da empregabilidade inclusiva, que promove a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Emprego é para todos, dentro das idades possíveis e da possibilidade de cada pessoa. O Governo de São Paulo está trabalhando para isso, abrindo portas para que as pessoas com deficiência cheguem ao mercado de trabalho. A realização do ser humano, como pessoa, é muito importante e a economia participa disso”, disse.

De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2018, compilados na Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mais de 154 mil pessoas com deficiência tem vínculos empregatícios. Desse número, 45% tem deficiência física, 18% auditiva, 14% visual, 11% intelectual, 8% reabilitado e 2% múltipla.

Programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”

O programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” do Governo de São Paulo, conta com ações intersecretariais e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

Todos os serviços estão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), para quem reside na Cidade e Região Metropolitana de São Paulo. Já os interessados que moram em outros municípios, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece o atendimento. As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.