Voltar para lista de notícias

SP realiza evento online sobre inclusão e independência da pessoa com deficiência por meio do trabalho

A transmissão acessível teve como foco mostrar a inclusão na prática de pessoas com deficiência por meio de casos de sucesso intermediados pelo programa Meu Emprego Inclusivo

dezembro - 2020

Nesta terça-feira (01), o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, realizou o evento online “Inclusão na Prática” para mais de 80 expectadores. A iniciativa, abordou experiências de empresas que já trabalham a inclusão da pessoa com deficiência e contou com a presença das Secretárias de Estado Célia Leão e Patricia Ellen.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, há mais de 9 milhões de pessoas com deficiência no estado de São Paulo, sendo apenas 1,17% desta população ativa no mercado de trabalho.

Pensando em desmistificar a inclusão desse público pelo ponto de vista das empresas, as Secretarias realizaram o evento trazendo palestra sobre empregabilidade inclusiva e cases com experiências de empresas que possuem profissionais com deficiência dentro da sua rede de funcionários.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, destacou que a inclusão de profissionais com deficiência deve ter como base as competências que apresentam essas pessoas e não suas deficiências. “Ter um espaço de trabalho diverso é uma necessidade, pois quebra barreiras e traz conhecimentos e vivências plurais para dentro do ambiente corporativo”, afirmou.

A transmissão online, gratuita e acessível, também abordou a metodologia do Emprego Apoiado e ações do programa estadual Meu Emprego, Trabalho Inclusivo, que há um ano, desde seu lançamento, vem dando possibilidades às pessoas com deficiência de ingressar no mercado de trabalho por meio não só da disponibilização de vagas, mas também da qualificação do profissional.

“É uma honra fazer parte deste evento, realizar essa parceria que estimula a contratação de pessoas com deficiência e destacar as ações de inclusão no mundo de trabalho, dando oportunidade de renda e melhor qualidade de vida a essas pessoas”, destacou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Durante o evento foram apresentados cases de sucesso, como a da farmácia Pague Menos. Há seis meses a empresa contratou, por meio do Polo de Empregabilidade Inclusivo, o Kenneth Zolfan, que possui Transtorno do Espectro do Autista (TEA). Segundo o gerente do local, Daniel Vieira, tem sido um grande aprendizado para todos acompanhar o desenvolvimento do Kenneth. “Ele chegou com algumas limitações, mas ao longo do tempo estamos trabalhando em cima disso, incluindo ele nas atividades, fazendo um diferencial que é também ver o lado ser humano e adaptando ele tanto ao crescimento pessoal quando ao profissional”, afirmou.

O Kenneth está em seu primeiro emprego e afirmou estar gostando. “É a primeira vez que faço isso. Eu atendo clientes e arrumo mercadorias. Gosto muito da equipe”, disse.

Saiba mais sobre o programa Meu Emprego, Trabalho Inclusivo: http://www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo preparou uma semana de eventos online para marcar a data e dar visibilidade e força à luta da pessoa com deficiência.

O evento online “Inclusão na Prática” deu início à agenda de ações.

Veja a programação completa: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br