Voltar para lista de notícias

Turmas do Curso de Libras módulos básico e avançado se formam na SEDPcD-SP

Na tarde desta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) formou alunos do Curso de Libras módulos básico e avançado. Cerca de 40 alunos, […]

fevereiro - 2020
Imagem: alunos posam para foto segurando certificado ao lado da Secretária Célia Leão

Imagem: alunos posam para foto segurando certificado ao lado da Secretária Célia Leão

Na tarde desta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) formou alunos do Curso de Libras módulos básico e avançado. Cerca de 40 alunos, divididos em duas turmas, receberam o certificado de conclusão do curso.

As aulas, que aconteceram na sede da Secretaria, têm como objetivo ampliar a autonomia e inclusão do público com deficiência, bem como possibilitar a comunicação e interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A cerimonia, celebrada no auditório da SEDPcD, contou com a presença da Secretária de Estado, Célia Leão, da Secretária Executiva, Aracélia Costa, do Chefe de Gabinete, Ricardo Geciauskas e dos coordenadores da Secretaria, Luiz Oberdan e Thiago Cabral.

Segundo a Secretária Célia Leão, proporcionar o Curso de Libras à essas pessoas é uma oportunidade de vivenciar esta causa, vai além das questões de deficiência. “É assumir junto às pessoas com deficiência, as condições que elas vivem.  Não adiantaria organizarmos os programas, se não tivéssemos vocês aqui conosco fazendo o curso. Que vocês levem o significado dessa Secretaria para o mundo: a promoção da vida humana”, enfatizou.

Para o formando no curso de nível avançado, Edjair Ferreira da Silva, 39, bombeiro na SEDPcD, o curso promoveu um entendimento em que o ser humano tem que se unir e se ajudar, para tornar as coisas mais acessíveis.  “Quando eu vim trabalhar aqui, eu não tinha conhecimento do que era Libras e falava que se um dia pegasse uma ocorrência com um surdo, como iria falar com essa pessoa? Até que ocorreu um caso, e tivemos que pedir ajuda a um amigo, que trabalhava como interprete. Foi aí que pensei que precisava ter o conhecimento dessa língua. Eu agradeço de coração a Secretária, Célia Leão, ao Governador, João Doria, e a toda equipe que faz parte desse projeto”, contou Ferreira.

A Libras não é uma linguagem, ela é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, Libras possui o mesmo status que o português.

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/inclusaosp/sets/72157713001966657/