Voltar para lista de notícias

Unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro têm programação especial para o ‘Maio Amarelo’

Data conscientiza e alerta sobre o alto índice de acidentes de trânsito

maio - 2021

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, chama atenção para o movimento ‘Maio Amarelo’ por meio de atividades realizadas nas unidades do interior e do litoral.

As campanhas realizadas têm como objetivo alertar para o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito buscando a preservação de vidas. Além disso, grande parte dos pacientes atendidos pela Rede Lucy são vítimas de acidentes de trânsito.

O Maio Amarelo serve como referência desde o decreto da ONU (Organização das Nações Unidas) da Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. O movimento busca estimular a participação da sociedade, governo e entidades para a mobilização nesse segmento.

Confira a programação de cada uma das unidades:

UNIDADE – IMREA
No dia 17, um evento online “Como manter o equilíbrio no caos?” com profissionais da equipe multidisciplinar ressaltando a importância, a prevenção e conscientização de um trânsito mais seguro. Além disso, acontece a live “Maio Amarelo: As vítimas invisíveis do trânsito” com autoridades discutindo o evento.

UNIDADE – Pariquera-Açu
Campanha de conscientização por meio de vídeos institucionais e explicativos, além de pôsteres informacionais.

UNIDADE – Marília
Ação nas redes sociais e participação junto com o município na ação “Multa Moral” com o empréstimo de cadeira de rodas para campanha de conscientização. No dia 27 de maio, um dia de mobilização com vestimenta amarela, presença do mascote da ação do município e exposição de veículos envolvidos em colisões automobilísticas.

UNIDADE – Santos
Campanha com entrega de folders de conscientização sobre o movimento e dados para todos os pacientes, familiares, cuidadores e profissionais da saúde.

UNIDADE – São José dos Campos
Divulgação da campanha por meio de murais fixados pela unidade e decoração temática.

UNIDADE – Campinas
Utilização do painel de entrada, propondo atividades e auxiliando-os no referente ao desenvolvimento das atividades terapêuticas, presenciais e à distância. Peças informativas para o circuito interno de televisão para trazer reflexão sobre o tema.

UNIDADE – Mogi Mirim
Produção de mural com contribuição dos pacientes sobre vivências no trânsito.

UNIDADE – São José do Rio Preto
Campanha visual de conscientização sobre acidentes de trânsito por meio de vídeo entrevista com paciente da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, além da publicação de cards nas redes sociais da unidade.

UNIDADE – Fernandópolis
Compartilhamento de divulgações de campanhas de conscientização do Governo e da Secretaria.