VALE DO FUTURO: Caravana da Inclusão reúne 250 pessoas em Miracatu

Na manhã desta quinta-feira (13), Miracatu, interior de São Paulo, reuniu cerca de 250 pessoas, para receber as atividades da Caravana da Inclusão, ação da Secretaria de Estado dos Direitos […]

fevereiro - 2020
Imagem: Secretária Célia Leão no palco durante Caravana da Inclusão

Na manhã desta quinta-feira (13), Miracatu, interior de São Paulo, reuniu cerca de 250 pessoas, para receber as atividades da Caravana da Inclusão, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A iniciativa visa apresentar dados e informações sobre inclusão para as cidades do interior e litoral do estado e contempla o programa estadual Vale do Futuro.

O evento, realizado na Diretoria de ensino, contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do Prefeito Municipal de Miracatu, Ezigomar Pessoa, entre outros prefeitos e vereadores, representando mais seis municípios.

A fim de levar conhecimento e inclusão às cidades, a Secretária de Estado, Célia Leão, destacou a importância de falar sobre os direitos da pessoa com deficiência. “É um desejo do Governador Joao Doria, que a gente leve as políticas públicas às pessoas com deficiência da região, nossas ações não devem ficar apenas na Secretaria. Todos merecem saber de seus direitos, não importa se é gordo, magro, se é cedo ou se enxerga, nós falamos de pessoas e pessoas merecem ser feliz, conhecer os seus direitos”, enfatizou Célia.

Como forma de auxiliar na implantação de mais ações de inclusão, técnicos da Secretaria apresentaram informações sobre seus programas nas áreas de saúde, segurança, reabilitação, emprego e esporte.

Também a fim de servir como parâmetro para a efetivação de estratégias de inclusão, foram apresentados dados quantitativos sobre o município visitado. Só em Miracatu são 1.886 pessoas com deficiência, de acordo com o último Censo IBGE.

Além disso, os participantes do evento puderam prestigiar uma apresentação realizada por integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Miracatu e a presença, do filho do cantor Roberto Carlos, Dudu Braga.

Nesta edição, as atividades da Caravana terão extensão até amanhã, 14, nos municípios de Juquiá, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e Ilha Cumprida, que contam com ações realizadas pelo Memorial da Inclusão, museu vinculado à Secretaria que preserva a memória do movimento social da pessoa com deficiência.  A programação diversa terá atividades pautadas na missão de divulgar a temática da pessoa com deficiência e sua intersecção ao acesso à cultura.

Vale do Futuro

O Vale do Ribeira, região contemplada pelo programa estadual Vale do Futuro, uma iniciativa completa e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo lançou o Vale do Futuro, que propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.