Centro de Apoio Técnico a pessoas com deficiência do Deinter 3, em Ribeirão Preto, já realizou mais de 1,1 mil atendimentos
Iniciativa conta com equipes multidisciplinares especializadas no atendimento a pessoas com deficiência em cinco delegacias do Estado
O Centro de Apoio Técnico (CAT) instalado no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, em Ribeirão Preto, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), já atendeu, desde sua inauguração em fevereiro de 2022, 1.156 mil pessoas com deficiência que foram vítimas de violência ou violações de direitos. A unidade abrange 93 municípios da região e já recebeu investimentos de R$ 468 mil da SEDPcD.
O Estado de São Paulo conta com cinco CATs, que disponibilizam equipes multidisciplinares especializadas formadas por psicólogas, assistentes sociais, intérpretes de libras e supervisores atendendo pessoas de todas as idades com diferentes graus de deficiência: auditiva, visual, intelectual, psicossocial, surdo-cegueira, deficiências múltiplas ou no Transtorno do Espectro Autista (TEA). As unidades, localizadas em delegacias nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Santos, são operacionalizadas pelo Instituto Jô Clemente (IJC).
Entre os serviços realizados, estão as orientações sobre os direitos da pessoa com deficiência vítima de violência ou violação de direitos, encaminhamentos a órgãos públicos nas áreas de assistência, saúde, educação, Defensoria Pública, inclusão profissional, benefícios, conselhos, Ministério Público, entre outros.
“Os Centros de Apoio Técnico têm um trabalho assistencial fundamental na garantia dos direitos das pessoas com deficiência e é muito importante essa oferta de um atendimento especializado, com um olhar adequado às necessidades dessas pessoas quando elas se dirigirem a uma delegacia atrás dos seus direitos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
De acordo com a Base de Dados da Pessoa com Deficiência, segundo as estimativas da FIPE 2021, o Estado de São Paulo possui 3,4 milhões de pessoas com alguma deficiência, sendo 40% visual, 28,7% motora, 16,7% intelectual, e 14,4% auditiva. Apenas na cidade de Campinas, são 85,4 mil pessoas.
Dados do Atlas da Violência, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2021, mostram que o tipo de violência mais notificado contra pessoas com deficiência é a violência física, presente em 53% dos casos, seguida de violência psicológica (31%) e negligência/abandono (29%). A violência sexual atinge em maior número as pessoas com deficiência intelectual (35%).
Sobre os CATs
Com investimentos anuais de cerca R$ 1,7 milhão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os cinco Centros de Apoio Técnico estão situados Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo, na 2ª Delegacia Seccional de Campinas, na Delegacia Seccional de Guarulhos, na Delegacia de Defesa da Mulher e Proteção ao Idoso de Ribeirão Preto, e na 7ª Delegacia de Polícia de Santos. Juntas, as unidades já realizaram, até junho de 2023, 12,5 mil atendimentos.
Serviço:
Centro de Atendimento Técnico (CAT) do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, em Ribeirão Preto
Endereço: Rua São Sebastião, 1.339
Telefone: (16) 3610-6799
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h