CURSOS

CURSO DE LIBRAS BÁSICO 

Objetivo: ao todo são 5 mil vagas que visam ampliar a autonomia do público com deficiência. O conteúdo tem o objetivo de capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para a comunicação.
Metodologia: conteúdos e aulas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, com a aprovação das atividades avaliativas poderão receber o certificado de conclusão. A carga horária total é de 40 horas, divididas em 30 horas de aulas ao vivo, através de plataforma de videoconferência, e 10 horas de atividades extras desenvolvidas ao longo do curso. As aulas ao vivo acontecem em 3 diferentes possibilidades: segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno; terças e quintas-feiras, no período noturno; ou ainda aos sábados, no período diurno.
Público alvo: pessoas com e sem deficiência acima dos 18 anos

Registre seu interesse no link: https://formularios.cti.org.br/inscricoes-curso-de-libras-2/

 

CURSOS DE INCLUSÃO DIGITAL
Visando a inclusão e a autonomia da pessoa com deficiência, a Secretaria passou a oferecer, também durante a pandemia da COVID-19, cursos especializados no formado de Educação à Distância. Para facilitar e incentivar a presença desse público nas plataformas digitais, os cursos são de Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia.

Registre seu interesse para participar dos cursos:
https://www.cti.org.br/site/

 

CURSOS MODA INCLUSIVA BELLY PALMA

Curso de Moda Inclusiva Belly Palma – presencial
Conteúdo programático:
1º dia
: O que é Moda Inclusiva; Tendências e Inspirações na Moda Inclusiva; Processo Criativo – Cartela de cores, tecidos e aviamento; Processo Criativo – Design inclusivo; e O atendimento da pessoa com deficiência.
2º dia: Processo Criativo – Design inclusivo; Modelagem Plural; Desenho e Representação Técnica Funcional; Concepção e Desenvolvimento de Projeto; Visão Mercadológica – Como transformar seu projeto em realidade; e A importância dos acessórios na Moda.
3º dia: Moda Inclusiva e cenário Internacional; Promoção de Moda Inclusiva; Tendências e Inspirações na Moda Inclusiva; Como a Moda Inclusiva se beneficiou da Revolução da Comunicação Digital; e Acessibilidade e Comunicação.
Público-alvo: Estudantes, profissionais do segmento de moda e comércio, entre outros que se interessam pelo tema
Datas: 15/10, 22/10 e 29/10
Horário: das 9h às 13h
Local: SEDPcD (Avenida Mário de Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo)
Inscrições: https://formularios.cti.org.br/inscricoes-curso-de-moda-inclusiva-belly-palma-presencial/

 

Módulo Criação:
Objetivo – apresentar novos conceitos para que o aluno compreenda que o processo de criação auxilia na inclusão da pessoa com deficiência no universo da moda. Além disso, o curso também mostra as ferramentas necessárias para que as criações se tornem mais inclusivas.
Carga horária – 8 horas (aulas online divididas em 4 dias)
Temas abordados – Tendências e Inspirações na Moda Inclusiva; A importância dos acessórios na Moda; Processo Criativo – Cartela de cores, tecidos e aviamento; Processo Criativo – Design inclusivo; Modelagem Plural; Desenho e Representação Técnica Funcional; Concepção e Desenvolvimento de Projeto; Visão Mercadológica – Como transformar seu projeto em realidade.

 

Módulo Negócios:
Objetivo – apresentar e discurtir novos conceitos de negócios de moda, refletindo a necessidade e promolção de produtos e serviços qie levem em consideração as particularidades desse público.
Carga horária – 8 horas (aulas online divididas em 4 dias)
Temas abordados – O que é Moda Inclusiva; Conceito de Saúde na Moda Inclusiva; O atendimento da pessoa com deficiência; Marketing Digital; Moda Inclusiva e o cenário internacional; Acessibilidade e Comunicação; Promoção de Moda Inclusiva; e Moda Inclusiva e nicho de mercado.

 

 

CURSOS REMOTOS
Os cursos remotos, totalmente gratuitos, são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Paula Souza, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação. Os municípios recebem vagas para as áreas de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Logística, Técnicas de Vendas,  Recepção e Atendimento, e Operador de Telemarketing visando a especialização de profissionais com deficiência de cada localidade.

INSCRIÇÕES:

Assistente Administrativo – Heliópolis e Paraisópolis – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Itapetininga – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Piracicaba – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Capital – Inscrições Encerradas
Assistente Administrativo – São Paulo – Inscrições Encerradas
Assistente Administrativo – Lins – Inscrições Encerradas
Assistente Administrativo – Caieiras – Inscrições Encerradas
Assistente de Logística – São Paulo – Inscrições Encerradas
Assistente de Logística – Piracicaba – Inscrições Encerradas
Assistente de Logística – Franca – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Guaratinguetá – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Lorena – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Aparecida – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Potim – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – Pereira Barreto – Inscrições Encerradas
Asssistente de Recursos Humanos – São Paulo (capital) – Inscrições Encerradas
Técnicas de Vendas – Campinas – Isnscrições Encerradas
Técnicas de Vendas – Araçatuba – Inscrições Encerradas
Técnicas de Vendas – São Paulo (Capital) – Inscrições encerrada
Técnicas de Vendas – Guarulhos – Inscrições Encerradas
HORTOLÂNDIA E SUMARÉ – Inscrições Encerradas
BAIXADA SANTISTA – Inscrições Encerradas
JUNDIAÍ – Inscrições Encerradas
PIRACICABA – Inscrições Encerradas
MOGI MIRIM E MOGI GUAÇU – Inscrições Encerradas
CAMPINAS – Inscrições Encerradas
VALE DO RIBEIRA – Inscrições Encerradas
ARAÇATUBA – Inscrições Encerradas
SÃO PAULO (CAPITAL) – Inscrições Encerradas
PRESIDENTE EPITÁCIO – Inscrições Encerradas
PRESIDENTE PRUDENTE – Inscrições Encerradas
RIO CLARO E CONCHAL – Inscrições Encerradas
SÃO CARLOS – Inscrições Encerradas
CAPIVARI – Inscrições Encerradas
FRANCA – Inscrições Encerradas
BEBEDOURO – Inscrições Encerradas
ATIBAIA – Inscrições Encerradas

 

CURSO DE APOIO DE FORTALECIMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Sebrae SP oferta o curso online “Sebrae Delas – Começando um Negócio de Sucesso” voltado a incentivar o empreendedorismo de mulheres com deficiência. Abordando temas como inteligência emocional, empreendedorismo e gestão de negócios, ele é uma ação do programa TODAS in-Rede.

INSCRIÇÕES:
TURMA – https://bit.ly/SebraeDelasTodasinRede

 

CURSO DE LIBRAS

Em 2020, o curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras da Secretaria, foi sucesso absoluto de inscritos em todas as turmas abertas. Os cursos aconteceram no interior, litoral e capital do estado.

Realizados em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação – CTI, equipamento da Secretaria, os cursos foram levados para Santos, Piracicaba, Rio Claro, entre outras.

No ano de 2021 não tem sido diferente, mais de 30 mil pessoas se inscreveram para o módulo básico do curso. Ainda neste ano, outras cidades do estado receberão o curso de Libras.

 

Coordenador: Luiz Oberdan Liporoni
Contato: luizoberdan@sp.gov.br

 

CURSO DE MODA INCLUSIVA

Alunos sentados durante aula

 

Curso de Moda Inclusiva – Módulo Criação
Inscrições abertas: https://bit.ly/ModaInclusivaCriação

O programa Moda Inclusiva é uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem a diversidade em suas criações.

Em 2019 o foco do programa foi capacitar o público alvo com cursos gratuitos, nos módulos Negócios e Criação, buscando discutir novos conceitos, além de refletir sobre a necessidade e promoção de produtos e serviços que levem em consideração as perspectivas e particularidades da pessoa com deficiência.

Módulo Negócio

O objetivo é apresentar e discutir novos conceitos de negócios de moda. Com foco em estudantes, profissionais dos segmentos de moda e comércio, e interessados no tema, o curso tem em sua grade conceitos de Moda Inclusiva e aplicações no mercado.

Módulo Criação

O objetivo é explorar o olhar criativo e empático dos interessados para criações de moda. Ao longo das aulas, foram apresentadas as ferramentas necessárias para que os profissionais tornem suas criações mais inclusivas, independentemente de suas habilidades manuais.

 

Coordenador: Thiago Cabral
Contato: thiagocabral@sp.gov.br