Voltar para lista de notícias

Delegação brasileira dos Jogos Parapan-Americanos, no Chile, reúne 61 atletas do Time SP

Nova lista divulgada nesta terça (10) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chamou mais 13 atletas que se juntarão a outros 48 já convocados

outubro - 2023
Claudiney está sorrindo, com um dos braços levantados fazendo sinal de vitória com os dedos indicador e médio. Ele veste um boné azul escuro e blusão de uniforme amarelo com detalhes na manga em azul e verde.

Foto: Alessandra Cabral/CPB

Mais da metade dos atletas do Time São Paulo Paralímpico 2023 foi convocada para compor a delegação que representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, entre 17 e 26 de novembro, no Chile. Na terceira e última lista divulgada nesta terça-feira (10) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 13 atletas foram convocados e se juntarão aos outros 48 competidores do Time SP que já haviam sido chamados desde o mês de setembro.

Criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o CPB, o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

No total, foram convocados 322 atletas paralímpicos para compor a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos nas mais diversas modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cegos, futebol PC (atletas com paralisia cerebral), goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Os 61 atletas do Time SP irão competir nas modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa.

“Essa conquista só reflete o comprometimento e o talento dos nossos atletas do Time SP, que têm se destacado em suas modalidades. O Parapan-Americano será um momento de grande celebração e inspiração para todos e temos confiança de que nossos atletas vão se superar, como têm feito em todas as competições que participam”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Confira abaixo todas as listas dos convocados.

26/09/2023 – 1ª lista de convocados do Time SP

Ciclismo: André Luiz Grizante, Lauro Cesar Moro Chaman, Mariana Garcia e Sabrina Custodia Da Silva.

Goalball: Josemarcio Da Silva Sousa, Katia Aparecida Ferreira Silva, Leomon Moreno da Silva, Moniza Aparecida De Lima e Romario Diego Marques.

Halterofilismo: Mariana Dandrea.

Judô: Elielton Lira de Oliveira, Giulia dos Santos Pereira, Harlley Damião Pereira Arruda, Lucia da Silva Teixeira Araujo e Rebeca de Souza Silva.

Taekwondo: Nathan Cesar Sodario Torquato.

Tênis de Mesa: Catia Cristina da Silva Oliveira, Danielle Rauen, Israel Pereira Stroh, Jennyfer Marques Parinos, Joyce Fernanda de Oliveira, Lucas Carvalhal Arabian, Marliane Amaral Santos, Paulo Sergio Salmin Filho.

03/10/2023 – 2ª lista de convocados do Time SP

Atletismo: Alessandro Rodrigo da Silva, Aline dos Santos Rocha, Christian Gabriel Luiz da Costa, Claudiney Batista dos Santos, Cristian Westemaier Ribera, Daniel Mendes da Silva, Daniel Tavares Martins, Elizabeth Rodrigues Gomes, Jardenia Felix Barbosa da Silva, Jerusa Geber dos Santos, Julio Cesar Agripino dos Santos, Lorena Silva Spoladore, Marcelly Vitoria Pedroso, Marco Aurélio Lima Borges, Matheus de Lima, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Raissa Rocha Machado, Rayane Soares da Silva, Samuel Oliveira Conceição, Silvania Costa de Oliveira e Thiago Paulino dos Santos.

Bocha: Evani Soares da Silva Calado, Evelyn Vieira de Oliveira e Maciel de Sousa Santos.

10/10/2023 – 3ª lista de convocados do Time SP:

Natação: Ana Karolina Soares de Oliveira, Andrey Ribeiro Woyczak Madeira, Cecilia Kethlen Jeronimo de Araujo, Edênia Nogueira Garcia, Esthefany de Oliveira Rodrigues, Gabriel Cristiano Silva de Souza, José Ronaldo da Silva, Lucas Lamente Mozela, Lucilene da Silva Sousa, Phelipe Andrews Melo Rodrigues, Raquel Viel, Roberto Alcalde Rodriguez e Talisson Henrique Glock.