Voltar para lista de notícias

Secretaria participa de sessão semestral da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alesp

Autoridades da pasta estadual apresentaram programas e ações na sessão, que contou com a participação de deputados e deputadas efetivos e suplentes

junho - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve presente, através do secretário Marcos da Costa e da secretária executiva Claudia Carletto, em sessão semestral da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que ocorreu nesta quarta-feira (28).

Na ocasião, as autoridades da pasta estadual reforçaram os eixos de atuação da Secretaria (saúde, educação, trabalho, mobilidade, mulheres, cultura, assistência social e esporte, turismo e lazer) e apresentaram aos presentes todos os programas e ações realizadas em prol das 3,4 milhões de pessoas com deficiência que vivem no Estado de São Paulo.

“Estamos sempre dispostos a ouvir, entender as necessidades das pessoas com deficiência e, a partir disso, aprimorar as políticas públicas já existentes ou efetivar novas, como temos feito nessa gestão. Nós atuamos com transparência e consideramos de extrema importância essa articulação com a Alesp. No fim das contas, o protagonismo é da causa”, destacou o secretário Marcos da Costa.

Dentre os programas apresentados, estão a Rede Lucy Montoro de Reabilitação, Meu Emprego Inclusivo, TODAS in-Rede, Cursos de Libras, Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, Programa de Desenvolvimento Paralímpico, Time São Paulo Paralímpico, Museu da Inclusão, Centros de Apoio Técnicos nas delegacias, Centros de Informação à Pessoa com Deficiência em estações do Metrô, entre outros.

Foram mencionadas, também, as ações da Secretaria para pessoas autistas, como o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEITEA), que viabilizou a emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), e o selo “Amigo da Pessoa com TEA”, a ser outorgado aos municípios, empresas e organizações que criarem e executarem ações que beneficiem este público.

Por fim, as autoridades da pasta deram destaque às articulações realizadas com governos e com a sociedade civil para ouvir as demandas das pessoas com deficiência e aprimorar as políticas públicas voltadas a elas.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem como presidente Andrea Werner e vice-presidente Valéria Bolsonaro. Como efetivos, estão Gil Diniz, Beth Sahão, Emídio de Souza, Maria Lúcia Amary, Gilmaci Ramos, Rafael Saraiva, Clarice Ganem, Rafael Silva, Capitão Telhada, Andrea Werner e Valéria Bolsonaro. Como suplentes, estão Fabiana Barros, Marcos Damásio, Eduardo Suplicy, Luiz Claudio Marcolino, Ana Carolina Serra, Rui Alves, Solange Freitas, Gerson Pessoa, Marta Costa, Letícia Aguiar e Caio França.

Os programas e ações da SEDPcD podem ser conferidos no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.