Secretaria sedia Congresso Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Evento é realizado pela Defensoria Pública de SP nesta terça (5) e quarta-feira (6);o secretário Marcos da Costa participou da abertura do encontro
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) é sede do Congresso Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, evento que começou nesta terça-feira (5) e continua nesta quarta-feira (6). O evento acontece no auditório da pasta estadual, na capital, e teve a participação do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, em sua abertura.
Em sua fala, Costa ressaltou que “o protagonismo é da causa, por isso é importante que a gestão estadual caminhe junto às associações, entidades e conselhos que defendem as pessoas com deficiência. Eventos como esse materializam o compromisso de darmos as mãos na defesa das pessoas com deficiência. Só assim vamos tornar nosso país, nosso estado e nossas cidades mais inclusivas, com mais respeito e dignidade para todas as pessoas com e sem deficiência”.
Além do secretário, estavam presentes na cerimônia de abertura a secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Feminella; a secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco; o Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Jr.; a defensora pública dos Direitos da Pessoa com deficiência do estado de São Paulo, Renata Tibyriçá; a presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso; entre outra autoridades.
No primeiro dia de Congresso aconteceram palestras com os temas “Protagonismo e Capacidade Jurídica: Apoios e o Desafio da Desproteção” e “Avaliação biopsicossocial: a criação de um modelo único de avaliação da deficiência no Brasil”.
Nesta quarta-feira, os temas abordados serão “Apoios para efetivação do Direito à Educação da Pessoa com Deficiência”, “Estruturação da Rede SUS de Atenção aos Cuidados das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras”, “SUAS: A Política Nacional de Cuidados e o cuidar de quem cuida” e “Autonomia, Desinstitucionalização e Moradia para Vida Independente”. Este último painel contará com a presença do coordenador de Mobilidade e Transporte da SEDPcD, Marco Pellegrini.
O Congresso é de realização da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), do Núcleo Especializado dos Direitos da Pesosa Idosa e da Pessoa com Deficiência e da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (APADEP). Conta, ainda, com o apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da própria SEDPcD.