Voltar para lista de notícias

Atleta do Time SP conquista bronze em duas competições de taekwondo paralímpico

Claro Lopes é um dos qualificados para representar o Brasil em Paris; Campeonato Parapan-Americano ocorreu na sexta-feira (3) e o Rio Open Internacional no domingo (5)

maio - 2024

card ilustrativo colorido com fotografia de Claro Lopes. Fundo branco e escritas em tons de azul. No canto inferior direito logos da SEDPcD e do Time SP.No último fim-de-semana, o taekwondo paralímpico teve duas competições importantes: o Campeonato Parapan-Americano, na sexta (3), e o Rio Open Internacional, no domingo (5), promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com o apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil e da Marinha do Brasil.

Os competidores brasileiros conquistaram, no Rio Open e no Parapan-Americano, respectivamente, 21 e 20 pódios. O atleta Claro Lopes, que faz parte do Time São Paulo, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conquistou o bronze em ambas as competições. “O ouro ainda não veio, mas vamos continuar trabalhando para corrigir nossos erros e ter melhores resultados nas próximas”, relatou o atleta em suas redes sociais.

Ele foi um dos seis selecionados para representar o país nos Jogos Paralímpicos de Paris em agosto. Além de Claro, o campeão Nathan Torquato, do Time São Paulo e ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023, também foi um dos escolhidos para a seleção brasileira de taekwondo. A modalidade é disputada desde as Paralimpíadas de Tóquio 2020, sendo a edição de Paris a segunda onde ocorre a competição.

“Contemplar os triunfos dos atletas do Time São Paulo nos inspira de forma grandiosa. Essas conquistas nos deixam imensamente felizes, continuamos torcendo pelo desempenho de cada um, almejando vê-los brilhar nas Paralimpíadas de Paris”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Time SP
O Time SP foi criado Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e, em 2024, conta R$ 7,6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 149 atletas de 16 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.