MUSEU DA INCLUSÃO

logo do museu da inclusão

O Museu da Inclusão trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além da exposição, o equipamento é responsável por estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras.

Em 2022, as instalações internas do museu passaram por restauro e modernização com troca do piso interno facilitando a circulação de cadeiras de rodas, troca do piso podotátil e da iluminação e adequação do espaço de exposição e de atendimento e estudos.

O museu está aberto gratuitamente para o público com a exposição “Pessoa com deficiência: lutas, direitos e conquistas”.

Local: Av. Mário de Andrade, 564, portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP
Horários de Funcionamento – Segunda a Sexta, 10h às 17h
Contato: (11) 3312-2900 | museudainclusao@museudainclusao.org.br

Saiba mais: https://portal.museudainclusao.org.br

Responsável: Márcio Bustamante da Costa

Contato: mbcosta@sp.gov.br

VIRADA INCLUSIVA

A Virada Inclusiva visa articular e mobilizar pessoas e organizações para a causa da inclusão e da valorização da diversidade. Em formato cultural, em todo o estado de São Paulo, reúne diversas atrações como música, teatro, dança, pintura e esporte, todos com recursos de acessibilidade visando a pessoa com deficiência e seu protagonismo.
Responsável: Márcio Bustamante da Costa
Contato: mbcosta@sp.gov.br

BASE DE DADOS DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Fornecer dados censitários e informações sobre a pessoa com deficiência organizados nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras, de modo a subsidiar a indução de políticas públicas e de novas ações inclusivas municipais e estaduais. A plataforma também tem como objetivo ser fonte de estudos para pesquisadores e profissionais interessados na temática da inclusão da pessoa com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento do progresso das políticas relacionadas à deficiência e da implementação da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Parceiros: (Ministério do Trabalho e Emprego/Ministério do Desenvolvimento Social/ Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência/ Secretaria da Educação/ Secretaria de Desenvolvimento Social/Secretaria da Saúde/FIPE/IBGE/SEBRAE.

PROGRAMA CIDADE ACESSÍVEL fotografia de vans adaptadas estacionadas

Com um investimento de mais de R$340 milhões, o Cidade Acessível é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos são aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas, playgrounds adaptados, vans adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino. O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas, como forma de tornar acessivel a mobilidade no entorno de equipamentos e intituições públicas.

ACESSIBILIDADE PARQUES ESTADUAIS

cadeiras de trilha em parque
Em parceria com a Fundação Florestal, o objetivo dessa ação é desenvolver projetos de acessibilidade nas Unidades de Conservação administradas pela Fundação, visando as pessoas com deficiência. Nesse objetivo de tornar os parques do Estado de São Paulo mais acessíveis, a ação também prevê a capacitação para que os funcionários e os monitores possam realizar atendimento especializado para visitantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

 

CENTRO DE APOIO TÉCNICO À DELEGACIAS DE POLÍCIA

Ao todo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência já inaugurou cinco Centros de Apoio Técnico à Delegacias de Polícia no estado de SP. Os CATs ficam na capital, em Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos.
Os Centros tem por objetivo promover, além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência. Resultado de uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Segurança Pública.
Responsável: Rafael Batini
Contato: rbatini@sp.gov.br

CENTRO DE INFORMAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

foto do stand do centro de informação no metrô
Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência tem como finalidade oferecer informações de utilidade pública à pessoa com deficiência por meio da instalação de 2 quiosques na estação Tatuapé e na Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Nestes Centros oferecemos serviços de intérpretes de libras, pequenos consertos em cadeira de rodas , bengalas e recebimento de currículos para encaminhamento ao PEIs – Polos de Empregabilidade Inclusivos. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas, em locais de fácil acesso. Por isso, foi escolhido o Metrô, que conta com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, todos os funcionários da operação são capacitados para esse atendimento. Diariamente, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 62 estações administradas pela Companhia, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

ENCONTRO REGIONAL – INCLUSÃO MAIS PERTO

O Encontro Regional leva para todo o estado de São Paulo, inclusive interior e litoral, os programas e ações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dados censitários e de relevância sobre as pessoas com deficiência da região. O objetivo é colocar esse tema em pauta nos âmbitos municipais, além de auxiliar na criação de políticas públicas especificas para as pessoas com deficiência das localidades.
Responsável: Márcio Bustamante da Costa
Contato: mbcosta@sp.gov.br

TODAS IN-REDE


Incidir na promoção do empoderamento e independência das mulheres com deficiência do Estado de SP, visando favorecer a melhoria da sua qualidade de vida e inclusão social.  O programa tem ações de articulação e mobilização regional visando garantir um fluxo de comunicação ágil e protetivo às mulheres com deficiência no Estado de SP. Se constituirá também como uma rede virtual informativa e interativa junto a este público alvo.
Acesse o site e saiba mais: https://www.todasinrede.sp.gov.br/site/
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

 

COMITÊ ESTADUAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Implementar, gerir e monitorar as ações do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra pessoas com deficiência, instituído pelo Decreto Estadual nº 59.316/2013. Integrantes: SEDPcD (Coordenadora da Comissão)/ Secretária da Saúde/Secretaria de Desenvolvimento Social/Secretaria da Segurança Pública/Secretaria da Educação/Secretaria da Justiça e Cidadania.

POLOS DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA


O Polo de Empregabilidade Inclusivo é um programa que tem como objetivo promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Utiliza a metodologia do emprego apoiado como estratégia para a inclusão Profissional. Atualmente, contamos com as 20 unidades, conheça mais: www.empregoinclusivo.sp.gov.br .

CURSO DE LIBRAS (EAD) PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

O curso de libras EAD para professores da Rede Estadual , tem a parceria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e visa formar professores na Língua Brasileira de Sinais para que possam se comunicar de forma eficiente com os alunos surdos matriculados na rede pública de educação.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR INCLUSIVO

Garantir o avanço das políticas de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, de forma a incentivar: a) incentivar a produção de pesquisas sobre a temática deficiência; b) incluir o tema da deficiência na grade de conteúdo dos cursos de graduação; c) disponibilizar recursos de acessibilidade para a inclusão e permanência de alunos com deficiência na universidades; d) compartilhar artigos acadêmicos/científicos e publicações correlatas ao tema da deficiência para divulgação. Nossos parceiros: Unesp, Unicamp, Univesp, USP e CPS – Centro Paula Souza.

 

CTPB – CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO


O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. O CT Paraolímpico ter por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. A construção do primeiro Centro de Treinamento Paraolímpico do Brasil foi oficializada em janeiro de 2013, em São Paulo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.
Responsável: Mayra Barbosa dos Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br

ACADEMIAS ADAPTADAS


Presentes em 172 cidades paulistas, as academias adaptadas promovem a inclusão através do esporte, com a entrega de aparelhos de musculação para pessoas com deficiência. Os equipamentos apresentam biomecânica e oferecem conforto ao usuário. Eles são práticos, funcionais e versáteis para possibilitar fácil acesso com segurança e aumentar a motivação da pessoa com deficiência física em realizar atividades físicas. Como estão localizadas em espaços públicos, as academias adaptadas podem ser acessadas livremente.

EQUITAÇÃO INCLUSIVA


O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no Parque da Água Branca, em SP, um espaço dedicado à equitação adaptada para pessoas com deficiência. Trata-se de uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover por meio do cavalo uma abordagem multidisciplinar por seus estímulos sensório-motor. Ao montar, a pessoa com deficiência se beneficia do movimento ritmado, além de ser extremamente prazeroso por ocorrer num ambiente não clínico e em contato com um animal de grande porte.
Responsável: Edna Cerqueira de Araújo Segundo
Contato: ednasegundo@sp.gov.br

JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO


Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP têm por objetivo promover por meio da prática paradesportiva a integração e o intercâmbio entre alunos, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser selecionados para compor a Delegação do Estado de São Paulo na etapa Nacional as Paralimpíadas Escolares, participarem do programa “Bolsa Talento Esportivo”, além de fomentar o paradesporto escolar no Estado de São Paulo.
Responsável: Mayra Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br

TIME SÃO PAULO PARALÍMPICO


Pagamento de Bolsa para planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paraolímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, que apresentem potencial de bom desempenho nos Campeonatos Mundiais. A equipe de 2023 conta com 107 atletas e guias de alta performance em diversas modalidades paralímpicas.
Responsável: Mayra Santos
Contato: mayra.santos@sp.gov.br

REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO

Logotipo da Rede Lucy em fundo branco

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro presta um serviço especializado para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Esse atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formada por profissionais: médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. São 19 unidades estrategicamente posicionadas em todo o estado de São Paulo.

ATENDIMENTO SURDOCEGUEIRA
O programa é destinado às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, resgate da autoestima, qualificação e requalificação profissional, através de oficinas culturais, de autonomia e sociais, para comunicação, leitura , escrita e atividade física, e profissionalizante com aulas de panificação e culinária.
Responsável: Tatiane da Silva Oliveira
Contato: tsoliveira@sp.gov.br

ATENDIMENTO DEFICIÊNCIA VISUAL
O programa contribui para a inclusão das pessoas com deficiência visual através de minimizar as restrições na participação e estimular as atividades por meio de métodos compatíveis com o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, aspectos culturais e sociais, além de interação com fatores pessoais e ambientais. O programa desenvolve ações para a promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual, contemplando também, atividades de sensibilização, de orientação e/ou apoio no âmbito da participação social das pessoas com deficiência visual e seus familiares.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

CURSO DE LIBRAS

duas mulheres sinalizam em libras

O Curso de Libras faz parte do programa de formação de Intérpretes de Libras. Oferecido gratuitamente pela SEDPcD, os alunos desenvolvem o aprendizado da língua nos níveis Básico, Intermediário e Avançado. O curso é ofertado na capital e nas cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, com público alvo prioritário de funcionários de órgãos públicos, para que o atendimento à população seja cada vez mais inclusivo, e é também aberto para a população em geral.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

 

CURSOS REMOTOS

 

Os cursos remotos, totalmente gratuitos, são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Paula Souza, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação. Os municípios recebem vagas para as áreas de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Logística, Técnicas de Vendas, Recepção e Atendimento, e Operador de Telemarketing visando a especialização de profissionais com deficiência de cada localidade.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

 

MODA INCLUSIVA

foto de manequins ao lado foto de desfile de moda inclusiva com foco em cadeirante

O Programa Moda Inclusiva propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da Moda a abordarem o tema. A ideia é fazer com que a moda seja abordada de forma abrangente, visando em peças que sejam capazes de atender pessoas com e sem deficiência, utilizando pequenas adaptações e funcionalidades. Na capital, no interior e no litoral, o Moda tem levado as ações de Desfiles Inclusivos, Aulas Abertas, Workshops em Centros de Reabilitação, Exposições e Cursos, nos módulos Negócios e Criação.
Responsável: Fadi Antonie Taraboulsi Júnior
Contato: fadi@sp.gov.br

CURSO PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (EAD)
Capacitar, informar e difundir a temática da violência contra as pessoas com deficiência a fim de aperfeiçoar o olhar dos servidores estaduais e municipais e população em geral, acerca dessa temática, permitindo melhor identificação, denúncia, atendimento e compreensão do que é a violação de direitos das pessoas com deficiência. Público Alvo: servidores estaduais e municipais que atuam diretamente com o público; pessoas em geral interessadas na temática; estudantes de nível superior, cuidadores, profissionais da rede privada de educação e saúde, serviço social etc.

GRUPO DE TRABALHO ADULTO E IDOSO COM DEFICIÊNCIA

Este GT – Grupo de Trabalho tem por objetivo consolidar uma política pública voltada a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência adulta e idosas do Estado de São Paulo. Integrantes: 1) SEDPcD Fabiana de Macedo – Marcos Alexandre Schwerz 2) SES – Secretaria Estaudal da Saúde: Ligia Maria Carvalho de Azevedo Soares – Claudia Marina Fló – Maria Cristina Horta Villar; 3) SEDS – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social: – Elaine Cristina Silva de Moura – Tatiane Sousa Magalhães – Maria Andréia Junqueira Fernandes – Luciana Bolognini Machado.

GRUPO DE TRABALHO – CAPACIDADE JURÍDICA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA

Este GT – Grupo de Trabalho tem por objetivo garantir os avanços necessários para o acesso das pessoas com deficiência aos direitos previstos pelos artigos 6 e 84 da Lei Brasileira de Inclusão , Lei Federal nº 13.146/2015. Integrantes do GT: SEDPcD: Rafael Battini – Executivo Público- / SMPED: Marinalva Cruz Secretária Adjunta/ SEJC -Marília Martino Sant’Ana – Assessor Técnico/ Defensoria Pública SP: Fernanda Dutra Pinchiaro Defensora/ CEAPcD: Maria Helena Mozena – 1ª Secretária/ CMPD-SP: José Silvio Silva Barreto – Conselheiro/OAB-SP: Viviane Limongi – Advogada/ Instituto Jô Clemente: Daniela Machado Mendes – Superintendente Geral e Dra. Stella Reicher – Advogada / FBASD – Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – César Lavoura Romão – Advogado.