MUSEU DA INCLUSÃO

O Museu da Inclusão trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além da exposição, o equipamento é responsável por estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras.

Em 2022, as instalações internas do museu passaram por restauro e modernização com troca do piso interno facilitando a circulação de cadeiras de rodas, troca do piso podotátil e da iluminação e adequação do espaço de exposição e de atendimento e estudos.

Contato: cultura.sedpcd@sp.gov.br

 

VIRADA INCLUSIVA

A Virada Inclusiva visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível.
Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne em uma programação recheada, pessoas, associações e poder público articulados, buscando uma sociedade para todos.

Contato: cultura.sedpcd@sp.gov.br

TODAS IN-REDE – MULHERES

OBJETIVO: Incidir na promoção da liderança feminina das mulheres com deficiência do Estado de SP, visando favorecer a melhoria da sua qualidade de vida e inclusão social. O Programa foi lançado no mês de maio/2020 e prevê ações de articulação e mobilização regional visando garantir um fluxo de comunicação ágil e protetivo às mulheres com deficiência no Estado de SP. Se constituirá também como uma rede virtual informativa e interativa junto a este público alvo.

Contato: todasinrede.sedpcd@sp.gov.br

 

TODAS IN-REDE – CURSO “O ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA”

OBJETIVO: iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência por meio do programa Todas in-Rede e em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Aulas online são voltadas a profissionais de redes de proteção, como promotores, delegados(as) e assistentes sociais, e têm o objetivo de capacitá-los sobre como receber, atender e orientar mulheres com deficiência vítimas de violência a partir de um olhar empático.

Contato: todasinrede.sedpcd@sp.gov.br

RODANDO PELA INCLUSÃO

Iniciativa acontece em uma avenida da cidade de São Paulo para oferecer a experimentação do esporte paralímpico a pessoas com e sem deficiência, com bicicletas, skates, triciclos e carrinhos de rolimã adaptados. Além disso, há outras atividades para lazer.

Saiba mais sobre o evento.

Contato: mobilidade.sedpcd@sp.gov.br

CENTRO DE APOIO TÉCNICO À DELEGACIAS DE POLÍCIA

Os Centros de Apoio Técnico à Delegacias de Polícia tem por objetivo promover, além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência, e são resultados de uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública. Ao todo, já foram inaugurados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência cinco Centros no estado de SP. Os CATs ficam na capital, em Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos.

Contato: assistencia.sedpcd@gov.br

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência tem como finalidade oferecer informações de utilidade pública à pessoa com deficiência por meio da instalação de 2 quiosques na estação Tatuapé e na Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Nestes Centros oferecemos serviços de intérpretes de libras, pequenos consertos em cadeira de rodas , bengalas e recebimento de currículos para encaminhamento ao PEIs – Polos de Empregabilidade Inclusivos. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas, em locais de fácil acesso. Por isso, foi escolhido o Metrô, que conta com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, todos os funcionários da operação são capacitados para esse atendimento. Diariamente, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 62 estações administradas pela Companhia, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

Contato: assistencia.sedpcd@gov.br

 

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Plataforma criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Seade, que reúne dados sobre a pessoa com deficiência, organizados em temas como população, emprego, educação, vulnerabilidade social, esporte, entre outros.

Um dos objetivos desta ferramenta é ser um instrumento para a indução de políticas públicas, um ponto de partida para a construção de novas ações inclusivas em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Para tanto, esta plataforma irá disponibilizar dados organizados e integrados sobre as pessoas com deficiência em todo o território paulista, transformando-os em informações úteis para a tomada de decisões.

Visite: https://observatoriodeficiencia.sp.gov.br/

POLOS DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA

Os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) integram o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Utiliza a metodologia do Emprego Apoiado como estratégia para a inclusão profissional. Há 20 unidades no Estado de São Paulo. Conheça mais: www.empregoinclusivo.sp.gov.br .

Contato: trabalho.sedpcd@sp.gov.br

CURSO DE LIBRAS

O Curso de Libras faz parte do programa de formação de Intérpretes de Libras. Oferecido gratuitamente pela SEDPcD, os alunos desenvolvem o aprendizado da língua nos níveis Básico, Intermediário e Avançado. O curso é ofertado na capital e nas cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, com público alvo prioritário de funcionários de órgãos públicos, para que o atendimento à população seja cada vez mais inclusivo, e é também aberto para a população em geral.

Contato: educacao.sedpcd@sp.gov.br

CURSO DE LIBRAS TEEN

O projeto piloto do curso online e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) focado no público “teen” conta com a parceria do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras.

Contato: educacao.sedpcd@sp.gov.br

CURSO DE LIBRAS (EAD) PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

O curso de libras EAD para professores da Rede Estadual , tem a parceria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e visa formar professores na Língua Brasileira de Sinais para que possam se comunicar de forma eficiente com os alunos surdos matriculados na rede pública de educação.

Contato: educacao.sedpcd@sp.gov.br

CTPB – CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. O CT Paraolímpico ter por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. A construção do primeiro Centro de Treinamento Paraolímpico do Brasil foi oficializada em janeiro de 2013, em São Paulo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.

Contato: paradesporto@sp.gov.br

JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO (JEESP)

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP têm por objetivo promover por meio da prática paradesportiva a integração e o intercâmbio entre alunos, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser selecionados para compor a Delegação do Estado de São Paulo na etapa Nacional as Paralimpíadas Escolares, participarem do programa “Bolsa Talento Esportivo”, além de fomentar o paradesporto escolar no Estado de São Paulo.

Contato: paradesporto@sp.gov.br

Regulamento – Etapa Paralímpica 2024

 

JOGOS PARALÍMPICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (PARESP)

OBJETIVO: favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos Municípios do Estado de São Paulo por meio da inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência, através de seletivas regionais classificatórias para uma final estadual com os melhores classificados de cada etapa.

As categorias de competição são de Para-Atletismo, Para-Natação e Halterofilismo Paralímpico. Se classificam nas modalidades de Para-Atletismo e Para-Natação os três mais bem colocados por prova e gênero de cada seletiva regional, representando a sua região esportiva. A modalidade de Halterofilismo Paralímpico será disputada apenas na etapa final.

As secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes são responsáveis pela organização e coordenação dos jogos.

Boletim – 1ª regional

Boletim – 2ª regional

Boletim – 3ª regional

Boletim Final Paresp 2023

Contato: paradesporto@sp.gov.br

 

TIME SÃO PAULO PARALÍMPICO

Pagamento de Bolsa para planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paraolímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, que apresentem potencial de bom desempenho nos Campeonatos Mundiais. A equipe de 2023 conta com 106 atletas e guias de alta performance em diversas modalidades paralímpicas.

Contato: paradesporto@sp.gov.br


PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARALÍMPICO

É uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, e visa fomentar o esporte paralímpico de base. O projeto tem como foco professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. O site oficial do programa para inscrições e mais informações é www.paralimpico.com.br.

Contato: paradesporto@sp.gov.br

REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO

 

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2008 e, atualmente, conta com 20 unidades estrategicamente posicionadas no Estado de São Paulo. Os serviços prestam atendimento especializado para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Esse atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formada por profissionais: médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Clique aqui e acesse os endereços de todas as unidades.

Contato: saude.sedpcd@sp.gov.br

 

PLANO ESTADUAL INTEGRADO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (PEIPTEA)

OBJETIVO: alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. As ações serão desenvolvidas a partir do trabalho de um Comitê Gestor composto por representantes das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Saúde; de Educação e de Desenvolvimento Social. A ideia é que as Pastas atuem conjuntamente, em suas respectivas áreas, para efetivar políticas públicas e implementar cuidados a este grupo.

Contato: saude.sedpcd@sp.gov.br

 

EQUOTERAPIA INCLUSIVA

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no Parque da Água Branca, em SP, um espaço dedicado à equitação adaptada para pessoas com deficiência. Trata-se de uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover por meio do cavalo uma abordagem multidisciplinar por seus estímulos sensório-motor. Ao montar, a pessoa com deficiência se beneficia do movimento ritmado, além de ser extremamente prazeroso por ocorrer num ambiente não clínico e em contato com um animal de grande porte.

Contato: equoterapia.sdpd@sp.gov.br

SÃO PAULO SÃO LIBRAS

 

Trata-se de uma iniciativa inédita para oferecer atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a pessoas surdas em órgãos estaduais que oferecem serviços presenciais ao público. O programa vai permitir que servidores acionem intérpretes de Libras por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Inicialmente, a Central de Interpretação de Libras será implementada em todas as delegacias, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. Gradualmente, o sistema será expandido para todos os demais serviços públicos estaduais.

Contato: educacao.sedpcd@sp.gov.br