Voltar para lista de notícias

Atletas do Time SP alcançam marcas e recordes em competição internacional de natação

Recordes de Ana Karolina Soares e marcas de Victor dos Santos Almeida e Gabriel Cristiano aconteceram durante Open Internacional, evento que serve como espécie de seletiva para Jogos Paralímpicos 2024

maio - 2024

No último dia de Open Internacional de Natação Paralímpica, atleta do Time São Paulo Paralímpico, equipe de elite da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), bate recorde das Américas no Open Internacional de Natação Paralímpica, que aconteceu de 2 a 4 de maio, no CT Paralímpico Brasileiro, na capital.

José Ronaldo da Silva, da classe S1, bateu o recorde das Américas nos 50m costas com 1m15s35 no primeiro dia de disputas. Ana Karolina Soares, da classe S14 para atletas com deficiência intelectual, bateu o recorde das Américas nos 100m livre, no último dia de competições. A atleta bateu a marca de 59s71, ultrapassando seu próprio recorde continental, que era de 1min00s26, conquistado em maio do ano passado.

Apesar da conquista, a marca não pode ser estabelecida como classificatória para os jogos na capital francesa, pois a prova dos 100m livre para a classe S14 não faz parte dos Jogos Paralímpicos.

Ana também bateu recorde brasileiro nos 100m borboleta record brasileiro 1m10s17.

Além de Ana Karolina, outros 19 atletas do Time SP participaram das disputas nos três dias do evento que é considerado seletivo para classificação nos Jogos de Paris 2024.

Victor dos Santos Almeida, o Vitinho, registrou o tempo de 1min02s88 nos 100m costas, quarto melhor tempo do mundo. Já Gabriel Cristiano, nadou os 100m livre em 59s59, segundo melhor tempo do mundo na prova.

“Contemplar os triunfos dos atletas do Time São Paulo nos inspira de forma grandiosa. Presenciar a marca do recorde continental ressalta a relevância de nossa união com os atletas. Essas conquistas nos deixam imensamente felizes, continuamos torcendo pelo desempenho de cada um, almejando vê-los brilhar nas Paralimpíadas de Paris”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O Brasil possui 37 vagas disponíveis para atletas de natação nos Jogos de Paris, sendo 21 masculinas e 16 femininas. Os competidores terão oportunidade de buscar suas qualificações mais uma vez, agora na Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, que será realizada em maio no CT Paralímpico Brasileiro.

Time SP
O Time SP foi criado Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e, em 2024, conta R$ 7,6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 149 atletas de 16 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.