Voltar para lista de notícias

Atletas do Time SP encerram Grand Prix de Marrakech no Marrocos com metade das medalhas de ouro da delegação

Das seis conquistas brasileiras na disputa, três ouros foram conquistados por atletas do Time de elite paulista

abril - 2024

Leandro sentado em arquibancada com camiseta azul do Time SPEntre os dias 26 e 28 de abril, dois atletas do Time São Paulo Paralímpico fizeram parte da delegação brasileira no Grand Prix de Atletismo de Marrakech, no Marrocos. Edson Cavalcante da classe T37 e Leandro Viana da T38 representaram o estado de São Paulo conquistando três medalhas de ouro.

Um dos pódios veio logo no primeiro dia de disputas, na prova dos 100m para atletas das classes T37/38 (paralisia cerebral). Edson Cavalcante brilhou e completou o percurso em 11s83, seguido pelo egípcio Mostafa Fathalla Mohamed (12s03) com a medalha de prata e, na sequência, mais um brasileiro, Henrique Caetano Nascimento, com o tempo de 13s00.

No sábado (27), Edson Cavalcante conquistou seu segundo ouro nos 200m. O atleta do Time SP completou o trajeto em 25s16, seguido pelo egípcio Mostafa Fathalla Mohamed (25s55), e pelo marroquino Yassine Nakour (28s40).

Ainda nas disputas do sábado, o paulista Leandro Viana foi campeão no salto em distância da classe T38, com a marca de 6,28m. O pódio foi completado por Taha Al Harrasi, do Omã, (5,08m), e pelo marroquino Youssef Zakary (4,96m).

“Cada conquista nos deixa ainda mais próximos dos Jogos Paralímpicos de Paris. Saber que o Time São Paulo está sempre trazendo ainda mais conquistas para o estado de São Paulo e para o Brasil nos inspira a não parar de torcer e incentivar nossos heróis do esporte”, ressalta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O evento teve participação de cerca de 450 atletas de 64 países, em provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, salto em distância e em altura) e de campo (lançamento de club, arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco). No total, quatro atletas representaram o Brasil e trouxeram seis medalhas na mala.

Time SP
O Time SP foi criado Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e, em 2024, conta R$ 7,6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 149 atletas de 16 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.